iluminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Cristiani Cavalli
Fundamentos teóricos da geografia
A “razão” na cultura iluminista

O iluminismo e a razão
O iluminismo é tratado como uma filosofia, configurando-se um movimentofilosófico, pedagógico e político caracterizado em uma confiança na razão humana e seu uso crítico dirigido a fatores como: á libertação, defesa do conhecimento cientifico e técnico . É uma filosofia otimistaque empenha e trabalha pelo progresso, espiritual, material e político utilizando-se do construtivo e critico da razão que por sua vez é limitada á experiência e controlada por ela procurando as leis dofuncionamento dos fenômenos e as pondo a prova.
Para os iluministas a razão não está confinada aos fatos da natureza e/ou a nenhum campo de pesquisa, ela é sim, crítica e empírica. Trata-se de ummovimento leigo aos mitos e superstições religiosas, mas sua filosofia é uma filosofia de DEÍSMO que admite a existência de Deus, a criação e o governo do mundo por ele e que a vida futura em quesomos todos pagam o bem e o mal. Trata-se de uma religiosidade racional, natural e leiga.
O iluminismo sobrepõe a razão como fundamento das normas jurídicas, geralmente as classes populares permaneciamestranhas a esse movimento que era mais difundido entre os intelectuais e a burguesia, utilizavam-se de meios para acelerar a circulação das idéias em academias, maçonaria, salões, jornais etc. Foitambém usado pelos românticos sendo considerada uma razão abstrata e anti-histórica foi ela que conquistou o mundo histórico com sua justiça e romantismo.
Para Kant o iluminismo era a saída do homemdo seu estado de minoridade somente o crescimento de nossa consciência pode libertar nossas mentes, a razão deve ser usada de maneira critica para que possamos nos libertar dos preconceitos morais,superstições religiosas,relações desumanas e tiranias políticas.O iluminismo ficou mais conhecido como um movimento cuja sua base é a razão humana que se explicita como defesa do conhecimento...
tracking img