Iluminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Porque o Iluminismo?

O iluminismo foi um movimento intelectual ocorrido no século XVIII, o século das luzes, de que se trata de uma generalização frente a realidade extremamente rica e diversificada de tal objeto.
A metáfora das “Luzes” _ O ponto de partida da ideia de Luzes é a multissecular metáfora luz: a oposição entre luzes e sombras, entre dia e a noite, cujas origens remontam as épocasmais remotas da humanidade.
Podemos por exemplo tentar compreender o Iluminismo como culminação de um processo, ou como um começo. Enquanto ponto de chegada, o iluminismo aparece como o clímax de uma trajetória cujos começos se identificam com o renascimento, mas que só alça voo realmente com a revolução científica do século XVII.

O espaço-tempo do iluminismo e suas bases.
Não se sabe ocerto onde começou o movimento iluminismo, muitos historiadores entraram em divergência.
Por maiores que possam ter sido as diferenças regionais ou nacionais e locais, é impossível não se perceber o aumento demográfico, o crescimento da produção agrícola e industrial e a expansão comercial em termos globais, assim segundo Franco Venturi é possível afirma-se que a curva dos setecentos com seus altose baixos, é a curva da ilustração. Apesar de tudo as diversidades pode-se perceber que, a partir de 1740, na Espanha, na Itália, em Viena, em Berlim e em Paris, a circulação das ideias, com suas esperanças e expectativas assegura o aparecimento a “Europa das Luzes”, algo novo estava nascendo passava-se da Fruhauflarung... A Aufklärung... e no centro de tudo estava Paris, onde se começava aproduzir a Enciclopédia.
O período de apogeu do Iluminismo, que Venturi situa 1740 e meados dos anos 70 caracterizam-se pela publicação da Enciclopédia e seu impacto sobre tudo a Europa, mas também pelas reações violentas do que o condenaram.
Os vinte anos que precedem a Revolução de 1789 marcam a etapa final do Iluminismo. É a época em que se ocorreram os debates e mais do que nunca se aprofundaram asdivergências entre utopia e reforma. Para os historiadores do Iluminismo em geral, a Revolução é o ponto final do movimento ilustrado. Mas trata-se de um problema em aberto: Continuidade ou ruptura entre o Iluminismo e a Revolução?
“O contexto social do Iluminismo revela trata-se de um movimento de classe média, em suas afirmações e negações, nos preconceitos contra os quais lutou e nos novospreconceitos que cultivou. Nem a velha nobreza, nem o clero obscurantista teriam sido capazes de liderar a nova sociedade em gestação”. A guarda avançada da transformação cultural foram os setores educados da burguesia: Voltaire, D Alembert, Crimm, Diderot, Rousseu, e mesmo D holbach; todos com exceção de Montesquieu, “eram homens oriundos da classe média e que deveram sua fama ao seu talento”.
Osenciclopedistas eram homens que não pertenciam nem á grande, nem á pequena e média burguesia; era burgueses, sim, uma pequena elite de doutos e de técnicos, ou seja, jurista, médicos, professores, engenheiros, altos funcionários civis e militares, sábios, técnicos especializados, que “se situam exatamente a meio caminho da grande e da média burguesia, bastante próximos das camadas sócias maiselevadas”... mas não muito longe do povo trabalhador...
Quanto aos agentes sócias do iluminismo, sabemos que eles eram toda espécie de “letrado” ou, se quisermos ser mais precisos, todos os “homens de letras” “gens de lettres.” Eram, portanto, os membros das profissões liberais (médicos, advogados, professores etc.), os “oficias” ou funcionários do estado absolutista, os “clérigos” de diversosmatizes ou categorias os artistas, os “diletantes” dos tipos mais variados nobres ou comerciantes. Encontrando se nos salões e academias, fazendo parte de associações ou sociedade secretas, essa gente formava o mundo por excelência em que se produziam e debatiam as ideias do iluminismo.

Secularização e racional

A secularização significou, ate certo ponto à essência do processo de passagem da...
tracking img