Iluminismo

Páginas: 4 (836 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2012
Introdução

Antigo Regime, um sistema de governo que só um mandava, passado de pai para filho, esses reis eram representantes de Deus na Terra.
Nobreza e igreja a custa do rei e o rei a custa dopovo, essa era a sociedade no antigo regime, homens trabalhando para sustentar o rei. O homem trabalha pra sustentar a si próprio e sustentar ao mesmo tempo a nobreza, mas porque esse trabalhador nãovia o que estava acontecendo, esse trabalhador precisava ler livros de filosofia para saber que estava sendo extorquido e oprimido? Sim, esse trabalhador estava mergulhado na ignorância e precisa dealguém para iluminar esse homem e a sociedade que ele vivia. E esse alguém era o iluminismo.



































1
Iluminismo


O iluminismoera um movimento intelectual que introduziu uma profunda transformação no campo da política, da economia e das ciências.
Esse movimento intelectual defendia idéias, como o liberalismo que defendiaos direitos humanos contra o absolutismo, a democracia que dava total apoio ao povo na estrutura do governo e o liberalismo econômico que apoiava a liberdade do indivíduo na produção, na compra evenda, condenando então a intervenção do Estado na produção.
Pensadores e economistas procuravam compreender a natureza e a sociedade através da razão.
A França foi o berço do iluminismo e foram àsidéias iluministas que influenciaram a revolução francesa.
Os principais iluministas foram: Diderot, D´ Alembert, John Locke, Voltaire, Montesquieu e Rousseau.
Diderot e D´ Alembert elaboraram aEnciclopédia das Ciências, Artes e Ofícios, que empreendeu uma critica sistemática das concepções cientificas, intelectuais, políticas e sociais. O clero francês proibiu a circulação da enciclopédia.John Locke foi um filósofo inglês e ideólogo do liberalismo. Locke dizia que todos os homens ao nascer tinham direitos naturais, para garantir esses direitos o homem havia criado governos. Se esses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Iluminismo
  • Iluminismo
  • O iluminismo
  • Iluminismo
  • Iluminismo
  • O Iluminismo
  • iluminismo
  • iluminismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!