Iluminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Século das Luzes
[pic]



Nome: Matheus Maciel Angeiras - 14

Turma: 2252









Iluminismo

É um processo de “esclarecimento”, a partir do qual o ser humano sairia de sua “menoridade” graças ao uso da razão e ao exercício da liberdade de pensamento. Por sua associação com “esclarecimento”, o Iluminismo é também chamado, por muitos historiadores, de Ilustração.

A razão éconsiderada o instrumento fundamental para o ser humano lidar com a natureza e a sociedade. O iluminismo foi um conjunto de ideais desenvolvido na Europa, sobretudo na França, que defendia o racionalismo como valor essencial da sociedade. Daí a ideia de luz, em oposição ao que os iluministas consideravam trevas: o pensamento religioso dominante desde a Idade Média. Os séculos XVII e XVIIIrepresentaram o predomínio progressivo da razão sobre a religião e apontaram para uma transformação de valores, comportamentos e instituições que estariam na base de formação do mundo contemporâneo. É por isso que se pode definir o iluminismo como um conjunto de ideia que, tendo a Razão como valor fundamental conduziu a um processo de “laicização” do mundo ocidental, em prejuízo da mentalidade religiosa,é também por isso que o século XVIII é considerado o Século das Luzes.

A enciclopédia e os enciclopedistas

A Enciclopédia foi publicada na frança entre 1751 e 1772, sob a direção dos filósofos Denis Diderot e Jean Le Rond D’Alembert. Entre os colaboradores da Enciclopédia estiveram alguns dos mais importantes pensadores do iluminismo que por isso mesmo, passaram a ser conhecidos como os“filósofos” ou “os enciclopedistas”. O próprio Diderot escreveu sobre filosofia e religião; D’Alembert escreveu sobre matemática; Montesquieu escreveu sobre o gosto; Voltaire escreveu sobre literatura e história; François Quesnay, médico, escreveu sobre agricultura; Rousseau escreveu sobre música e política. A obra foi uma espécie de manifesto do pensamento iluminista que valorizava o estudo dasciências, das artes, da geografia, da historia, libertando o conhecimento dos preceitos religiosos. Embora a igreja tivesse condenado a Enciclopédia, a obra continuou a ser redigida e publicada ate sua conclusão, em 1772.

Rousseau, o iluminista radical.

Jean-Jacques Rousseau tornou-se um dos filósofos que mais influencia as ações radicais da Revolução Francesa (1789). Suas principais ideias foramexpostas nas obras Contrato social (1762), que defendia um estado representativo da soberania do povo: o soberano só seria legitimo como mandatário do povo; do contrario seria tirano, e Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens ( 1754), em que antecipou as ideias socialistas que floresceriam no século XIX: “A propriedade privada introduz a desigualdade entre oshomens, a diferença entre o rico e o pobre, o poderoso e o fraco, o senhor e o escravo, até a predominância do mais forte. O homem é corrompido pelo poder e esmagado pela violência”.



Racionalismo e ciência

As transformações verificadas na produção do conhecimento ao longo do século XVIII abriram as portas para as invenções que marcaram o século XIX, considerado o “Século da Ciência”. OFrances Antoine Lavoisier (1743-1794) descobriu a lei da conservação da massa, ampliou a lista dos elementos químicos e ainda demonstrou que o gás produzido no tratamento do oxido de mercúrio com acido nítrico era o oxigênio. Criticou a perseguição de cientistas estrangeiro na fase radical da revolução francesa, mas foi preso e guilhotinado porque era arrematador de impostos, não por suas atitudespolíticas. Ficou celebrizado como o “pai da química moderna”. Além dele houve outros pensadores como, Daniel Fahrenheit e o sueco Anders Celsius que criaram as escalas de temperatura hoje conhecidas por seus nomes, os franceses Pierre Maupertius e Charles La Condamine que comprovaram a teoria do achatamento da terra nos polos a partir de expedições científicas, os irmãos Joseph e Jacques...
tracking img