Iluminismo

Páginas: 2 (468 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2013
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica epolítica. Esse termo estaria relacionado com esclarecimento porque, de acordo com os iluministas, os homens da sociedade do antigo regime viviam nas “trevas da ignorância”. Sendo assim, o homem seria produtodo meio em que vive da sociedade e da educação. Essemovimento se iniciou na Inglaterra, mas o seu apogeu foi atingido durante o século XVIII, que ficou conhecido como Século das Luzes, na França, onde além de atingir seu maior desenvolvimento, foi ondeviveram os maiores pensadores iluministas, como Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Diderot e D´Alembert.
Os iluministas caracterizavam-se pela importância que davam à razão, considerando-a importante parao estudo dos fenômenos naturais e sociais. Essas ideias baseavam-se no racionalismo. Defendiam a democracia, o liberalismo econômico e a liberdade de culto e pensamento. Na verdade, o Iluminismo foium processo longo do qual as transformações culturais iniciadas no Renascimento prosseguiram e se estenderam pelo século XVII e século XVIII.
De certa forma eles acreditavam que Deus agiriaindiretamente nos homens, através das leis naturais. Com isso em mente, a própria pessoa pode descobrir-se dentro da razão.
Na natureza as pessoas seriam boas, os problemas, as desigualdades sociais foramcolocadas e provocadas pelo próprio homem, de acordo com a organização da sociedade. Para concertar essa situação teria de mudar totalmente a sociedade. Para estabelecer a garantia dos direitos naturaisda pessoa, como a liberdade e a livre posse de bens. Levantando questões filosóficas que pensavam a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Iluminismo
  • Iluminismo
  • O iluminismo
  • Iluminismo
  • O Iluminismo
  • iluminismo
  • iluminismo
  • iluminismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!