Iluminismo e renascimento cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IFBA – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

Trabalho de história
Maria Luísa de Oliveira Nogueira

Este trabalho foi orientado pela
Professora Cleide como forma de avaliação
da Disciplina de historia.

O que foi o renascimento?
 Foi o período da História da Europa aproximadamente entre fins do séculoXIII e meados do século XVII. O período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Apesar destas transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo é maiscomumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências.

O que foi o humanismo?
O Humanismo é um termo relativo ao Renascimento, movimento surgido na Europa, mais precisamente na Itália, que colocava o homem como o centro de todas as coisas existentes no universo. Nesse período, compreendido entre a transitoriedade da Baixa Idade Média e início da Moderna(séculos XIV a XVI), os avanços científicos começavam a tomar espaço no meio cultural.

Características do renascimento:
Como características principais do Renascimento pode-se destacar:
a) Racionalismo – a razão é o único caminho para se chegar ao conhecimento. b) Experimentalismo – todo o conhecimento deverá serdemonstrado racionalmente. c) Antropocentrismo – colocava o homem como a suprema criação de Deus e como o centro do universo. d) Humanismo – glorificação do homem e da natureza humana, em contraposição ao divino e ao sobrenatural. -------------------------------------------------
Fases do Renascimento e os principais destaques:
-------------------------------------------------
Costuma-se dividir o Renascimento em três grandes fases, Trecento, Quattrocento e Cinquecento, correspondentes aos séculos XIV, XV e XVI, com um breve interlúdio entre as duas últimas chamado de Alta Renascença.
-------------------------------------------------
TrecentoO Trecento representa a preparação para o Renascimento e é um fenômeno basicamente italiano, mais especificamente da cidade de Florença, pólo político, econômico e cultural da região, embora outros centros também tenham participado do processo, como Pisa e Siena, tornando-os a vanguarda da Europa em termos de economia, cultura e organização social, conduzindo a transfomação do modelo medieval para omoderno.
Quattrocento
O chamado Quattrocento (século XV) viu o Renascimento atingir sua era dourada. O Humanismo amadurecia e se espalhava pela Europa através de Ficino, Rodolphus Agricola, Erasmo de Roterdão, Mirandola e Thomas More. Leonardo Bruni inaugurava a historiografia moderna e a ciência e a filosofia progrediam com Luca Pacioli, János Vitéz, Nicolas Chuquet, Regiomontanus, Nicolau deCusa e Georg von Peuerbach, entre muitos outros.
Alta Renascença
A Alta Renascença cronologicamente engloba os anos finais do Quattrocento e as primeiras décadas do Cinquecento, sendo delimitada aproximadamente pelas obras de maturidade deLeonardo da Vinci (a partir de c. 1480) e o Saque de Roma em 1527. Foi a fase de culminação do Renascimento, que se dissipou mal foi atingida, mas seureconhecimento é importante porque ali se cristalizaram ideais que caracterizam todo o movimento renascentista: o Humanismo, a noção de autonomia da arte, a emancipação do artista de sua condição de artesão e equiparação ao cientista e ao erudito, a busca pela fidelidade à natureza, e o conceito de gênio, tão perfeitamente encarnado em Da Vinci, Rafael e Michelangelo. Se a passagem da Idade Média para...
tracking img