Iluminismo, revolução francesa, revolução industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 13 (3230 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas
FIAM FAAM

Rafael







Disciplina: Sociologia
Professor:






Iluminismo
Iluminismo ou Era da Razão, foi um movimento cultural, elitizado de intelectuais do século XVIII (chamado “século das luzes”) originário da Europa. Esse movimento cultural era mobilizado em função a razão e ciência a fim de reformar asociedade e o conhecimento. Promoveu o intercambio intelectual e foi contra a intolerância e os abusos da Igreja e do Estado. Impulsionado pelo capitalismo o Iluminismo foi um movimento que obteve grande dinâmica nos países protestantes e lenta, porem gradualmente conseguiu influencia nos países católicos.
O nome Iluminismo é explicado por alguns filósofos da época, acreditavam estar iluminando asmentes das pessoas, o Iluminismo acreditava que a Razão seria a explicação para todas as coisas no universo, e se contrapunham a fé e a religiosidade.















Introdução
Iluminismo
Ainda que importantes contemporâneos venham ressaltando as origens do Iluminismo no século XVII tardio, não há consenso abrangente quanto à datação do início da era do Iluminismo.Boa parte dos acadêmicos simplesmente utiliza o início do século XVIII como marco de referência, aproveitando a já consolidada denominação “Século das Luze”.  O término do período é, por sua vez, habitualmente assinalado em coincidência com o início das Guerras Napoleônicas (1804-1815).
Iluminismo é um conceito que sintetiza diversas tradições filosóficas, sociais, políticas, correntesintelectuais e atitudes religiosas. Pode-se falar mesmo em diversos micro iluminismos, diferenciando especificidades temporais, regionais e de matiz religioso, como nos casos de Iluminismo tardio, Iluminismo escocês e Iluminismo católico.
O Iluminismo é, para sintetizar, uma atitude geral de pensamento e de ação. Os iluministas admitiam que os seres humanos estivessem em condição de tornar este mundo ummundo melhor mediante introspecção, livre exercício das capacidades humanas e do engajamento político-social.  Immanuel Kant, um dos mais conhecidos expoentes do pensamento iluminista, num texto escrito precisamente como resposta à questão O que é o Iluminismo?descreveu de maneira lapidar a mencionada atitude:
"O Iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos seimpuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento, mas da falta de resolução e coragem para se fazer uso do entendimento independentemente da direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem para fazer uso da tua própria razão!- esse é o lema do Iluminismo".





Os Iluminismos Regionais

Alemanha
Na Alemanha havia uns traços distintivos do Iluminismo (Aufklärung) e a inexistência do sentimento anticlerical que, por exemplo, deu a tonica ao Iluminismo francês. Os iluministas alemães possuíam quase todos, profundo interesse e sensibilidade religiosas, e almejavam uma reformulação des formas dereligiosidade. O nome mais conhecido da Aufklärung foi Immanuel Kant. Outros expoentes do Iluminismo na Alemanha foram: Johann Gottfried von Herder, Gotthold Ephraim Lessing, Moses Mendelssohn entre outros.
Escócia
Curiosamente um dos países mais pobres e remotos da Europa ocidental no século XVIII, foi um dos mais importantes países onde foram geradas ideias Iluministas. Empirismo e pragmatismoforam às tendências mais marcantes do Iluminismo Escocês. Dentre os seus mais importantes expoentes destacam-se, entre outros: Adam Ferguson, David Hume, Francis Hutcheson,Thomas Reid, Adam Smith.
Estados Unidos

Nas colônias britânicas que formariam os futuros Estados Unidos da América, os ideais iluministas chegaram por importação da metrópole, mas tenderam a ser redesenhados com contornos...
tracking img