Iluminismo ou barbarie

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questionário sobre o texto “Iluminismo ou barbárie” de Sérgio Paulo Rouanet

1- Qual é em suma a idéia iluminista? Quais suas características básicas?
Em suma, a idéia iluminista propõe estender atodos os indivíduos condições concretas de autonomia, em todas as esferas. Em outras palavras, ela é universalista em sua abrangência, ela visa todos os homens, sem limitações de sexo, raça, cultura,nação. É individualizante em seu foco, os sujeitos e os objetos do processo de civilização são indivíduos e não entidades coletivas e emancipatória em sua intenção, esses seres humanosindividualizantes devem acender à plena autonomia, no tríplice registro do pensamento, da política e da economia.


2- Explique a idéia de universalidade quanto a:
• Transnacionalidade:
Transcende asfronteiras nacionais, e nesse sentido assume sem complexos a herança cosmopolita da ilustração, condenando todos os nacionalismos como provincianos e potencialmente geradores de guerra.
• Transculturalidade:Quer dizer que o iluminismo aceita em substância o ponto de vista da ilustração e não vê na variedade das culturas a prova de que o homem é múltiplo, mas a demonstração de que atrás da variedadeempírica das culturas existe uma uniformidade fundamental. Essa uniformidade tem a ver com a unidade da natureza humana, eu em toda parte produz e reproduz suas condições de existência com base numaestrutura psíquica comum e de uma razão que não varia essencialmente conforme as culturas.
• Igualitarismo por gênero/sexo:
Diz respeito ao relacionamento entre os sexos, homens e mulheres são iguais emdireitos e aptidões, e não existem diferenças, além das puramente anatômicas, que justifiquem conceitos como o de “alma feminina” ou “psicologia feminina”.



• Idem quanto a raças e/ou etnias:
Oiluminismo assim como rejeita no que diz respeito à mulher, qualquer diferencialismo essencialista radicado na biologia, ele rejeita esse mesmo diferencialismo no que diz respeito a raças ou...
tracking img