Iluminaçao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SECITEC - Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL
JURACI DE OLIVEIRA

cuiaba 2011
Sumário

1 OBJETIVO 03

2 JUSTIFICATIVA 04

3 INTRODUÇAO........................................................................................................ 05

4DESENVOLVIMENTO............................................................................................06

4.1 Iluminação e Segurança do Trabalho.......................................................... 06

4.2 NÍVEIS DE ILUMINAÇÃO ADEQUADA................................................................... 06

4.3 Metodologia Empregada............................................................................... 07

4.3.1 MEDIÇÕES DEILUMINAMENTO........................................................................ 07

4.4 ANÁLISES DOS RESULTADOS.............................................................................. 08

4.5 SUGESTÕES E RECOMENDAÇÕES...................................................................... 08

5 CONCLUSÃO....................................................................................................... 10

6REFERÊNCIAS....................................................................................................... 11

Objetivo

Identificar o nível de iluminância no local do ponto de vista quantitativo e qualitativo, de acordo com a utilização do ambiente, analisar a influência do conforto lumíico, diagnosticar os erros relativos à iluminação e fazer recomendações para preveni-los, eliminá-los ou nomínimo reduzi-los.

JUSTIFICATIVA

È importante que a iluminação dos ambientes seja adequada para cada tipo de atividade a ser realizada no local, uma iluminação inadequada afeta diretamente o rendimento e a produtividade dos funcionários e alunos, podendo provocar problemas de postura, fadiga e irritabilidade, respectivamente.

iNTRODUÇAO

A iluminação é uma das variáveis do confortoambiental interno, ela esta relacionada ao ruído e à temperatura, além disto, a grande maioria das atividades produtivas são tarefas visuais que necessitam de quantidade e qualidade de iluminação.
O conforto visual está relacionado com o conjunto de condições, num determinado ambiente, no qual o Trabalhador pode desenvolver suas tarefas visuais com o máximo de precisão visual, com o menoresforço, com menor risco de prejuízos à vista e com reduzidos riscos de acidentes.

4 DESENVOLVIMENTO

4.1 Iluminação e Segurança do Trabalho

Na NR17 – Ergonomia, o item 17.5.3 trata especificamente das condições da iluminação do ambiente de trabalho, fornecendo no item 17.5.3.3, os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho são os valores de iluminânciaestabelecidos na NBR 5413, norma brasileira registrada no INMETRO.
Com relação aos aspectos de iluminação de ambientes de trabalho, a NR-17, visa possibilitar de uma forma mais clara a análise do ambiente visual em que o trabalhador está inserido.
A boa iluminação apresenta vantagens a diversos níveis: vantagens fisiológicas uma vez que facilita a visão, poupa os órgãos visuais, suaviza otrabalho e diminui a fadiga além de tornar mais proveitosa a recreação, vantagens técnicas por possibilitar a execução de tarefas de precisão, melhorar a qualidade e aumentar a quantidade da produção, diminuir riscos, e prevenir acidentes, vantagens estéticas uma vez que embeleza a aparência dos objetos, realça seu valor artístico e favorece o exame das várias partes de um todo, e finalmente,fornece vantagens psicológicas por determinar uma impressão de bem-estar e inspirar segurança.
Deve haver um contraste na iluminação, pois pouca luz impede a percepção dos detalhes e compromete a qualidade e aumenta a exigência do trabalho e o excesso de luz, por sua vez, aumentam a reflexibilidade, os reflexos, os contrastes e pode provocar a fadiga visual.
4.2 Níveis de Iluminação Adequada...
tracking img