Iluminação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Introdução
Uma boa iluminação é fundamental no ambiente de trabalho. Cerca de 80 % das impressões sensoriais são de natureza visual.

A luz
A luz pode ser definida como uma parte das ondas electromagnéticas, no conjunto do espectro electromagnético, a que o olho é sensível.

O espectro electromagnético
É o conjunto de todas as formas de energia radiante. O olho humano só é sensível àsradiações electromagnéticas situadas entre os comprimentos de onda de 400 e 750 nanometro (nm).
1 nm = 10-9 m = 0,000.000.001 m.
Esta faixa é designada de luz visível, e a sensibilidade máxima ocorre cerca dos 555 nm, correspondente à cor verde-amarelo.

Unidades de iluminação
Fluxo Luminoso ou Potência Luminosa
É a quantidade total de luz que uma fonte luminosa radia durante um segundo; aunidade de medida é o lumen (lm)
Luminância luminosa, L:
É o fluxo luminoso reflectido ou emitido pelos objectos e que atinge o nosso sistema de visão; a sua unidade é a Candela / m2
Iluminância ou Nível de Iluminação E
É o fluxo recebido por m2 de superfície; a unidade de medida é o lux ou lumen / m2
Medição
A medição do nível de iluminação em lux, é efectuada por um aparelho fotométrico, oLUXÍMETRO.
Qualidade da iluminação
Uma boa iluminação é aquela que se adequa ao tipo de tarefa a executar.
Os factores que contribuem para uma iluminação correcta, são:
    • nível de iluminação
    • A luminância
    • A expressão das cores e dos relevos

2) Processos de iluminação
São dois, quase sempre utilizados em conjunto:

Iluminação natural
A melhor luz é sem dúvida a natural: éaquela a que o nosso sistema visual melhor se adapta, aumentando a estimulação sensorial, para além de outras vantagens.
Esta luz penetra através de janelas ou pelo telhado (formato dente de serra, etc.). Apresenta contudo o inconveniente de não ser constante. É pois inevitável recorrer à iluminação artificial nos ambientes de trabalho.
Iluminação artificial
Uma correcta iluminação artificial,obriga a um cálculo que entre em linha de conta com os múltiplos factores que a podem influenciar, sob o ponto de vista da quantidade e qualidade da luz e da energia eléctrica a despender. É pois aconselhável que esse cálculo seja efectuado por um projectista da especialidade.

O nível de iluminação
Este nível é o primeiro factor a ter em conta para uma correcta iluminação. Não são consensuaisem todos os países, mas existem elementos suficientes para permitir um cálculo correcto.
Na indústria, a quantidade de luz é um imperativo de qualidade. Se uma instalação não proporciona luz suficiente, nas áreas iluminadas e para as tarefas a desempenhar, a qualidade do trabalho executado é inferior.
Reduzir os níveis de iluminação a valores abaixo das normas C.I.E. - Comité ElectrotécnicoInternacional, com o propósito de poupar energia e dinheiro, é de uma forma geral, uma medida contraproducente. Mais de 30 anos de pesquisas demonstraram que os prejuízos financeiros resultantes de uma iluminação inadequada podem ser avultados do ponto de vista do decréscimo de produtividade, favorecendo ainda a fadiga e o aumento de acidentes.
    • Para a indústria este nível pode variar entre 250lux para zonas de armazenagem e fabrico geral até 1000-2000 lux para zonas de maquinagem e ajuste de precisão.

O contraste
O contraste é a diferença entre o brilho da figura e do fundo. É dado pela relação:

[pic]

Valores de referência para o contraste
    • A diferença de luminância entre a área da tarefa e a circunvizinha não deve ser superior a três vezes;
    • A diferença deluminância entre a área da tarefa e o ambiente geral não deve ultrapassar dez vezes, de modo a não causar efeitos de fadiga visual.
A falta de contraste pode causar a monotonia (tudo parece igual, sem fronteiras). Numa máquina-ferramenta, o ponto de trabalho sobressai se for colocado um biombo claro.

Expressão das cores e dos relevos
A sensação de relevo está em parte ligada à importância das...
tracking img