Ilhas mauricio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estratégias de Abertura das Ilhas Maurício
A abertura de uma economia é inequivocamente benéfica. O rápido crescimento econômico das Ilhas Maurício gerou a grande dúvida: “Por que o comércio cresceutanto?” Três explicações foram oferecidas: A primeira foi a abertura da política de trocas por Sachs e Warner. A segunda feita por Rodrik (1999) foi que a política de troca Mauriciana eraheterodoxa, fechada para importação e relativamente aberta para exportação e a terceira de Romer (1993) retratava a abertura para investimento estrangeiro e suas consequências favoráveis.

Políticas de TrocaRegimes de importação restritos impõe taxas não só em importações, mas em exportações também afetando assim todo o comércio.
Taxas de imposto em importações reduzem a exportação aumentando o custode matéria prima, o que torna o país menos competitivo no mercado mundial. Esses impostos são atrativos para o aumento da produção interna, aumentando a exportação.
Argumento de Sachs- WarnerPolíticas de troca não afetam só o comércio, mas também o crescimento econômico de longo prazo. Sachs e Warner elaboraram um sistema com medidas binárias para determinar se um país era aberto ou fechado. Em1980, 18 países da África eram fechados e 7 abertos. A Ilhas Maurício foi considerada um país aberto, porém estava errado. Pesquisas mostraram que em 1980 a proteção comercial excedia 100% em algunssetores.
Abertura Heterodoxa (Rodrik)
As Ilhas Maurício adotaram uma estratégia de liberação comercial não usual que segmentou os setores de exportação e importação. Os retornos de exportação foramelevados e preveniram os recursos domésticos a serem realocados a ineficiente competição de importação do setor.
As Ilhas Maurício conseguiram manter neutralidade entre os setores de exportação eimportação. A neutralidade foi atingida através de intervenções . As importações forem submetidas a barreiras comerciais, já as exportações receberam vários incentivos.

Regras do Comércio (Romer)
O...
tracking img