Ilha do tesouro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Literatsi
* Home
* Sobre
* Revista
* Editoras parceiras
* Fale conosco
Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário
* Notícias
* Lançamentos
*Entrevistas
* Resenhas
* Livros
* Filmes
* Quadrinhos
* Outros
* Artigos
Home > Resenhas > Livros > Estrangeiro, O
Livros
Estrangeiro, O
Através da históriade um homem que mata outro por nada, Camus critica a incessante busca de significados para os acontecimentos da vida humana
Luiz Fernando Cardoso
O ESTRANGEIRO
L’Étranger
Albert Camus
Tradução deValerie Rumjanek
130 páginas
Record, 2006
Comprar

O romance conta a história de Meursault, personagem narrador, que é condenado à morte não por matar um homem, mas por não ter chorado no enterroda mãe. A ação do livro se desenrola na Argélia, que na época da narrativa era uma colônia francesa.
O absurdo é o tema que percorre os romances e ensaios de Albert Camus. O escritor desenvolveu umaespécie de filosofia do absurdo. Segundo ela, a vida é irracional e sem qualquer sentido. No livro O estrangeiro essa ideia é retratada pelos pensamentos e atitudes do protagonista Meursault.
Opersonagem principal é indiferente ao mundo que o cerca, vive uma vida banal. Meursault recebe com indiferença a notícia da morte da mãe, não se importa em casar sem amor com Marie nem sente remorso emmatar um homem.
À noite, Marie veio buscar-me e perguntou se eu queria casar-me com ela. Disse que tanto fazia, mas que se ela queria, poderíamos nos casar. Quis, então, saber se eu a amava. [...]Expliquei que isso não tinha importância alguma e que, se ela o desejava, nós poderíamos casar. Era ela, aliás, quem o perguntava, e eu me contentava em dizer que sim. Observou, então, que o casamento erauma coisa séria (p. 45-6).
O crime que levou Meursault para a prisão teve origem na ajuda que o protagonista deu ao seu vizinho cafetão Raymond para este se livrar de uma amante árabe. Mais...
tracking img