Ilha das flores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ilha das Flores: uma visão degradante da sociedade
Retrato atual e dinâmico da realidade sócio-econômica do Brasil e do mundo, o curta metragem ''Ilha das Flores'', de Jorge Furtado, mostra-nos demaneira cruel e irônica as consequências negativas que o presente sistema econômico traz para a vida da sociedade e daqueles que estão tão profundamente excluídos dela que passaram a ser colocadosabaixo de porcos em uma lista de prioridades, perdendo sua dignidade humana e sofrendo um lento processo de degradação dos direitos humanos.
Os fatores que levam a este esquecimento dasnecessidades básicas para a existência da humanidade são simples e apoiam-se na lógica capitalista distorcida que, provendo-se do lucro e estimulando a cada dia uma maior exclusão social, traz consigo asdesigualdades. Inseridos nesta linha de pensamento passemos, então, a discutir também sobre o progresso e que tipo de razão utilizamos como mecanismo evolutivo para termos chegado a atual situação precáriada qual participamos.
O curta nos mostra de forma contundente como o sistema capitalista contribui para a desigualdade e a indiferença com a necessidade alheia. Através de fatos corriqueiros, elenarra a trajetória de um simples tomate, desde a sua plantação até ser jogado fora. Deixa claro o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho, onde seres humanos, quenuma escala de prioridade estão depois dos porcos, são obrigados a procurar no meio dos detritos, durante cinco minutos, alimentos repletos de doenças que possam vir a ser meio de subsistência.Diferentemente dos antigos conceitos que afirmavam ser a causa da pobreza natural, ou seja, resultado da determinação “divina”, os pensadores reiteram que a pobreza é tão somente o resultado dadesigualdade social. Karl Marx, em sua eloquente dialética, aponta os efeitos da contradição entre o capitalismo e a classe trabalhadora. Ele afirma categoricamente que a exclusão e a desigualdade são frutos...
tracking img