ikmjpo

570 palavras 3 páginas
1- O filósofo García Morente diz: "Os valores não são, mas valem. Uma coisa é valor e outra coisa é ser. Quando dizemos de algo que vale, não dizemos nada do seu ser, mas dizemos que não é indiferente. A não-indiferença constitui esta variedade ontológica que contrapõe o valor ao ser. A não-indiferença é a essência do valer".
Isso significa que não permanecemos indiferentes diante dos seres que constituem o nosso mundo familiar, pois constantemente atribuímos a eles valores bipolarizados: bom e mau, verdadeiro e falso, belo e feio, generoso e mesquinho, sublime e ridículo, e assim por diante

2- Porque os animais irracionais, vivem livremente entre eles, uns para com os outros em igualdade. Já o ser humano, que poderiam se ajudar mais, pois Deus lhes concede sabedoria e raciocínio lógico, prejudica sua própria espécie.

3- A moral limita as ações do ser humano, não permitindo que ele se perca em seus pensamentos , nas ambições que destroem o ser humano.

4- Uma coisa é aquilo que é determinante, outra coisa é a capacidade humana de escolher o que fazer. Na moral, algumas vezes temos a opção de exercer nossa capacidade de escolha , outras vezes, somos obrigados a aceitar o que a maioria nos impõe.

5-Porque o mundo é totalmente intolerante, preconceituoso, e nunca haverá a meu ver paz. Ocidente contra oriente, lixo ocidental, ira, miséria, desrespeito ao ser alheio, capitalismo exacerbado, tirar vantagem lesando o consumidor, drogas, tráfico de armamentos bélicos, prostituição infantil, que tolerância o quê? Não há. Porque eles acreditam na superioridade da raça ariana, vide Jesse Owens, nas Olimpíadas, Malcolm X e Martin Luther King, provando à Klu Klux Klan com quantos paus se faz uma canoa, e quanto `a máfia todo silêncio deve imperar eu não vi nada, não sei de nada, e nem quero morrer.

6- A estética as vezes serve a interesses de uma raça, uma cultura, uma nação e é justo discutir a ética da estética. No caso da ditadura militar a estética foi

Relacionados