IIIUERJC

1898 palavras 8 páginas
Artigo apresentado no III Encontro de Professores de Engenharia da UERJ
Rio de Janeiro, novembro de 1997

ORIENTAÇÃO PARA MELHORAR A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS TÉCNICOS
NO ENSINO DE ENGENHARIA
José Paulo Vilela Soares da Cunha
Professor Assistente
Departamento de Engenharia Eletrônica e Telecomunicações
Faculdade de Engenharia da UERJ
E−mail: jpaulo@uerj.br

RESUMO
Neste artigo propõe−se que os professores de engenharia contribuam para que seus alunos elaborem relatórios técnicos de boa qualidade. Infelizmente é freqüente nos depararmos com relatórios difíceis de se compreender, embora tenham sido escritos por profissionais formados há longo tempo. Minha experiência como professor mostrou que a qualidade dos relatórios pode ser melhorada orientando−se os alunos na elaboração de relatórios. Para isto foi escrito um texto com sugestões básicas e objetivas (reproduzido num apêndice). A aplicação deste texto numa disciplina técnica melhorou muito a qualidade dos relatórios.
1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apontar uma forma de se melhorar a qualidade da documentação técnica elaborada pelos alunos de engenharia. Neste artigo propõe−se que os professores de engenharia contribuam para que seus alunos escrevam relatórios técnicos de boa qualidade. Um trabalho técnico ou científico precisa ser documentado adequadamente para que possa ser considerado concluído e para permitir o seu uso por outros profissionais. Infelizmente é freqüente nos depararmos com relatórios difíceis de se compreender. Minha experiência como professor mostrou que esse problema pode ser reduzido orientando−se os alunos na elaboração de relatórios. Para isto escrevi um texto com sugestões básicas e objetivas. A aplicação deste texto numa disciplina técnica resultou numa grande melhoria da qualidade dos relatórios.

1

Em boa parte deste artigo será utilizada a primeira pessoa do singular para ressaltar que diversas observações são baseadas muito mais na minha experiência como engenheiro e

Relacionados