IIISAPSACamillaCristina

803 palavras 4 páginas
AVALIAÇÃO DE TOXICIDADE AGUDA PARA Daphnia similis e Girardia tigrina EM EFLUENTES CONTENDO DO FORMALDEÍDO

Camilla C. Okano São Pedro1, Prof. Dr. Edson Aparecido Abdul Nour2
(1) mestranda FEC/UNICAMP ccospedro@gmail.com, (2) orientador, FEC/UNICAMP ednour@fec.unicamp.br,

Palavras chave: Daphnia similis, Girardia tigrina, formaldeído.

O formaldeído (HCHO) é utilizado para a pintura de móveis (VAAJASAARI et al., 2004), para a esterilização, em clínicas, de instrumentos que não podem ser autoclavados (MARISCAL et al., 2005), e também como preservante, desinfetante e antisséptico. Também é utilizado no embalsamamento de cadáveres; na confecção de seda artificial, celulose, tintas, corantes, soluções de uréia, tiouréia, resinas melanínicas, vidros, espelhos, explosivos; na fabricação de tecidos, de germicidas, de fungicidas agrícolas, de borracha sintética; na coagulação de borracha natural; no endurecimento de gelatinas, albuminas e caseínas e na fabricação de drogas e pesticidas (INCA, 2005).
Apesar de sua estrutura molecular relativamente simples, sua degradação ainda tem sido estudada. Vários estudos foram feitos sobre a exposição à formaldeído e verificou-se que esta exposição pode aumentar risco de câncer de faringe, nasofaringe e cérebro em anatomistas e patologistas; além de causar também dermatites e reações alérgicas (VECCHIO et al., 2003). Por essas razões, a avaliação da toxicidade em efluentes contendo formaldeído necessita ser pesquisada com mais afinco.
Neste estudo a proposta é avaliar o desempenho de um sistema de tratamento de efluentes composto por filtro anaeróbio (FA) seguido de biofiltro aerado submerso (BAS) no tratamento de esgoto sanitário contendo formaldeído (Figura 1). Para tanto serão utilizadas variáveis físicas, químicas e biológicas, e ensaios de toxicidade. A utilização de ensaios de toxicidade possibilita que uma avaliação mais completa da qualidade do efluente tratado pelo sistema proposto, introduzindo uma informação mais

Relacionados