Iiiiiiiiiiiiiiooooooooooo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“O Demônio Familiar”
(José de Alencar)

Prof. Roginei Paiva
O autor

JOSÉ DE ALENCAR foi o principal romancista brasileiro da fase romântica. Cearense, cursou Direito em São Paulo e viveu a maior parte de sua vida no Rio de Janeiro. Dedicou-se à carreira de advogado, jornalista e escritor. Na literatura escreveu romances indianistas, históricos, urbanos e regionalistas. Foi também autor decrônicas, críticas e várias peças teatrais.
Em outubro de 1857 estreava sua primeira peça, uma pequena comédia “O Rio de janeiro, Verso e Reverso” que obteve boa receptividade do publico e da crítica especializada. Em 05 de novembro do mesmo ano, estreava “O Demônio Familiar”, que alcançou sucesso tão expressivo que o próprio autor resolveu explicar em um artigo, publicado no “Diário do Rio deJaneiro” como e por que havia escrito a obra. Nesse artigo, intitulado “A comédia brasileira”, fica claro para o leitor ou espectador da peça, que a intenção de Alencar ao se dedicar à dramaturgia, foi a de criar um espetáculo de humor, que agradasse à família brasileira, sem cair na grosseria de algumas representações comuns da época. Ele diz, no artigo:
“o público, que ouve de bom humor, diz queconsegui o primeiro fim, o de fazer rir; os homens, os quais severos em matéria de moralidade não acham aí uma só palavra, uma frase, que possa fazer corar uma menina de quinze anos.”
Esse comentário de Alencar traduz bem a importância de sua atuação na dramaturgia brasileira. Era a intenção produzir um espetáculo em que a família brasileira burguesa de então reconhecesse seus valores, ao se verreproduzida no palco com o máximo de realidade e de naturalidade, para preservar e ampliar esse valores.

A polêmica com o nome Pedro: referência a Dom Pedro?

Logo depois da estréia de “O demônio familiar”, lisonjeado por algumas críticas e incomodado por outras, que viam no nome Pedro, dado ao moleque escravo, sibilina referência ao Imperador, Alencar escreveu, também no artigo “A comédiabrasileira”, explicitando sua visão de dramaturgia nacional e descartando a referência a D.Pedro.

Resumo da peça “O Demônio Familiar”:

A intriga nasce do moleque escravo Pedro, que tudo faz para alcançar seu objetivo: ser um cocheiro. Pedro se utiliza da malandragem e da improvisação para tentar engendrar um matrimônio rico de seu senhor (o jovem médico Eduardo) com uma viúva vizinha. Pensaele que, atrapalhando o namoro de Eduardo com Henriqueta (moça pobre filha de Vasconcelos, que está endividado) e agilizando o casamento com a viúva, poderia atingir mais rapidamente a posição ambicionada. Mas é bom lembrar que em nenhum momento a maldade é a geradora da intriga. O escravo doméstico, Pedro, é espontâneo e cheio das boas intenções, sendo ele também o articulador do final feliz. Damesma maneira que Pedro interfere na relação amorosa do senhor, confunde cartas, poemas, declarações de outros casais, entre eles do afrancesado e interesseiro Azevedo com Henriqueta. Nas confusões de Pedro insere-se também Alfredo, o jovem amigo de Eduardo, que se interessa por Carlotinha, irmã do médico. As artimanhas de Pedro contam ainda com uma aliada, a falência financeira do pai deHenriqueta. O final feliz é garantido pelas boas intenções de todos e firmeza moral de Eduardo. O inesperado ocorre quando Eduardo concede a Pedro a carta de alforria como um castigo e não como prêmio, conforme diálogo de final da peça:
“Eduardo [...] (a Pedro) – Toma: é a tua carta de liberdade, ela será a tua punição de hoje em diante, porque as tuas faltas recairão unicamente sobre ti; porque a morale a lei te pedirão uma conta severa de tuas ações. Livre, sentirás a necessidade do trabalho honesto e apreciarás os nobres sentimentos que hoje não compreendes”.
Pedro acaba se tornando cocheiro de um major, como tanto desejara.

Gênero Literário

A obra pertence ao gênero dramático que se realiza com o objetivo de mostrar ações que se desenrolam diante dos espectadores. Sua principal...
tracking img