III WORKSHOP DA GRADUA O EM QU MICA

1675 palavras 7 páginas
Resenha: “III WORKSHOP DA GRADUAÇÃO EM QUÍMICA – QUÍMICA VERDE”

Discente: Viviane Ap. Camargo Santana RA: 141041081

Docente: Profa. Dra. Iêda Ap. Pastre Fertonani

São José do Rio Preto
10/09/2015
“III WORKSHOP DA GRADUAÇÃO EM QUÍMICA – QUÍMICA VERDE”
09/09/2015
Em evento realizado na Universidade Paulista Júlio Mesquita de Filho, situada em São José do Rio Preto, houve palestras ministradas por professores, doutores e mestres especializados no tema de Química Verde.
A primeira apresentação, “Química Verde: Fundamentos e Estratégias”, foi realizada pela Msa. Anieli Pinhaeri, formada em Química Ambiental na instituição IBILCE, pós-graduada em Química e atual professora na área de Ensino da Química, ambos na UFSCar-São Carlos, além de ser participante de um grupo de pesquisa na área de educação em química verde (GPQV – Grupo de Estudo e Pesquisa em Química Verde, Sustentabilidade e Educação).
Em sua mostra, deixou exposto o que é a química verde nos dias atuais, que não é nada além de uma química limpa existente para manter o verde do meio ambiente, através da criação, desenvolvimento e aplicação de produtos químicos com a finalidade de eliminar ou reduzir a utilização de substâncias nocivas à saúde e ao meio, que veio a ser necessária aplicação principalmente após eventos ocorridos na 2º Guerra Mundial depois de todo impacto ambiental ali causado.
Ficou evidente uma clara distinção entre a Química Ambiental e a Química Verde, onde a primeira trata de assuntos do meio ambiente enquanto a em estudo trata de assuntos para o meio ambiente.
Nos dias atuais, a Química Verde é circundada, inicialmente, por 12 princípios básicos, aos quais se enquadram:
Prevenção de resíduos – consiste em não gerar resíduos ao invés de trata-los, ou seja, sempre é melhor a prevenção ao tratamento dos mesmos.
Economia de átomos – consiste em optar por reações que

Relacionados