Igualdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como um cidadão, possuo
direitos e deveres

Segundo o artigo 5º da Constituição brasileira todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Como um país democrático todos nós brasileiros temos o direito de fazerescolhas, de sermos livres, de termos opiniões favoráveis ou não a qualquer assunto desde que não haja qualquer descriminalização ou violência a qualquer grupo social.
Ser livre não nos da o direito de atingir a liberdade de qualquer pessoa mesmo que sua opinião seja contrária a opinião do próximo. Descriminar ou usar de qualquer tipo de violência para justificar atos preconceituosos são idéiastotalmente contrárias a democracia que o Brasil lutou por tanto tempo para conseguir.
Como um ser humano, o cidadão que faz parte de qualquer grupo social , racial , sexual , etc., tem o direito de poder sair na rua sem ter medo de ser o que é e muito menos sem ter de se esconder. É um dever do estado proteger esse cidadão e garantir que ele seja de fato livre, sem que ele interfira na liberdade deninguém e que ninguém interfira na sua liberdade.
Direitos iguais para Homossexuais
Estamos no século 21 e o casamento gay no Brasil e em outros grandes países já é permitido. Na cidade de São Paulo ocorre uma das maiores paradas gay do mundo, reunindo milhões de pessoas.
Tendo autorizado o casamento entre homossexuais e com um grande número de cidadãos brasileiros gays, o governo do Brasildeveria colocar a constituição brasileira para funcionar e começar a proteger esses que são discriminados e violentados e que não podem acusar o seu agressor na justiça por discriminação, pois a homofobia ainda não é considerado crime no Brasil. Embora assassinar, agredir e ofender alguém já se configura em crime, não há criminalização específica quando há discriminação por orientação sexual ou poridentidade de gênero não é violenta.
Há muitas dúvidas sobre como é esse projeto de lei PLC 122 que promete proteger os homossexuais. Uma delas é que as pessoas acham que será feita uma nova lei especificamente para os direitos dos homossexuais, mas o correto é que se esse projeto for aprovado ele irá incluir na lei nº 7.716 a discriminação por orientação sexual, e também a discriminação porgênero, identidade de gênero, e os preconceitos contra idosos e pessoas com deficiência. Se um hétero for discriminado por sua opção sexual ele será protegido pela lei, só que isso é improvável de acontecer. A lei nº 7.716 protege contra o racismo e já foi incluído discriminação por preconceito religioso e xenofobia.
Outra dúvida é que se o projeto de lei PLC 122 ataca a liberdade religiosa queos padres e os pastores têm durante as pregações e cultos. Acreditar e pregar que a homossexualidade é pecado não são considerados crime perante o projeto de lei PLC 122, o que é considerado crime é promover a violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
Nos últimos 30 anos, o Movimento LGBT Brasileiro vem concentrando esforços para promover a cidadania, combater adiscriminação e estimular a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. E os homossexuais por não terem proteção têm se a estimativa de que 10% da população do Brasil (18 milhões de pessoas) continuam a sofrer discriminação (assassinatos, violência física, agressão verbal, discriminação na seleção para emprego e no próprio local de trabalho, escola, entre outras), e os agressores continuamimpunes.
O homossexual, como um cidadão e como um ser humano, tem o direito de ser protegido contra qualquer crime, ou discriminação que por ventura ele possa sofrer. Se o governo, polícia, justiça e qualquer um que tenha o poder de proteger esse grupo não é capaz de fazê-lo o homossexual têm mais é que lutar pela sua segurança. Se o Brasil não tem capacidade de protegê-lo como um cidadão...
tracking img