Igualdade x igualitarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Igualdade

Igualdade e liberdadeIgualdade e liberdade são dois termos que sempre caminham juntos nas reivindicações dos povos que aspiram justiça para todos. Liberdade e igualdade têm na linguagem política um significado emotivo, com predominância positiva, apesar de na prática elas não são invocadas com primazia. O significado do termo liberdade é ambíguo, de difícil definição. Jáigualdade é um termo por si só indeterminado, sem significado político. Para melhor explicação e entendimento dos significados desses termos é necessário responder a duas questão:

Igualdade entre quem?
Igualdade em quê?

Liberdade é uma qualidade ou propriedade da pessoa, referindo-se a vários aspectos da pessoa, sobretudo à vontade ou à ação. Igualdade é um tipo de relação formal.Alguém é livre:proposição dotada de sentido;Alguém é igual: proposição sem sentido;

Todos os homens são iguais: proposição genérica.Em “todos são iguais”, o atributo da igualdade não se refere à qualidade do homem, mas um tipo de relação entre os homens. Liberdade enquanto valor ou um fim a perseguir é considerada um bem para o ‘indivíduo’. Igualdade é um bem para as partes de um todo, na medida em que essaspartes estão se relacionando.

Teorias políticas defensoras da liberdade são doutrinas individualistas, que vêem a sociedade como um agregado de indivíduos, não uma totalidade; teorias políticas que defendem a igualdade vêem na sociedade uma totalidade, fazendo necessário considerar o tipo de relação que existe ou deve ser instituído entre as diversas partes do todo.

O conceito e o valor daigualdade pressupõem, para sua aplicação, a pluralidade de entes, cabendo estabelecer que tipo de relação há entre eles. Os da liberdade não.

Dizer ‘um só é livre’, tem sentido;

Dizer ‘um só é igual’, sem sentido.

O único nexo social e politicamente relevante entre liberdade e igualdade se dá nos casos em que liberdade é considerada como aquilo em que os homens são ou devem ser iguais:igualmente livres ou iguais na liberdade. Essa é a melhor prova de que a liberdade é a qualidade de um ente, enquanto a igualdade é um modo de estabelecer um tipo de relação entre os entes, mesmo que a única característica comum entre os entes seja o fato de serem livres.

2 – Igualdade e justiça

Enquanto liberdade e igualdade são termos muito diferentes, o conceito e o valor da justiça mal sedistingue ao da igualdade. Um significado clássico de justiça é o que a identifica com legalidade: justa a ação realizada em conformidade com a lei; justo o homem que observa as leis; e justas as próprias leis, desde que em conformidade com as leis superiores.

Outro significado é o que identifica justiça com igualdade: justa uma ação, justo um homem, justa uma lei que respeita um relação deigualdade. Uma ação seria justa quando conforme a uma lei. Uma lei seria justa quando conforme ao princípio de igualdade.

Um homem é justo não só porque observa a lei, mas também por que é equânime. Uma lei é justa não só porque é igualitária, mas também porque é conforme uma lei superior. O ponto de referência comum é o de ordem, ou equilíbrio, ou harmonia, ou concórdia das partes de um todo.Para que reine a harmonia no universo, é necessário, que cada uma das partes tenha seu lugar atribuído segundo o que lhe cabe e que, uma vez que a cada parte foi atribuído seu lugar próprio, o equilíbrio alcançado seja mantido por normas universalmente respeitadas. Uma certa igualdade entre as partes e o respeito à legalidade são duas condições para a instituição e conservação da harmonia do todo.Essas duas condições são ambas necessárias para se realizar justiça. A injustiça só pode ser introduzida pela alteração das relações de igualdade quanto pela não-observância das leis. Uma relação de igualdade é uma meta desejável na medida em que é considerada justa, isto é, com um ideal de harmonia das partes de um todo.Concluímos que a liberdade é o bem individual, enquanto justiça é o bem...
tracking img