Igualdade entre os sexos: uma luta contra a história

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Autor(a): Brisa Oliveira Moura

Instituição: Colégio Antônio Pinheiro

Endereço da Instituição: Av. Presidente João Goulart, 166, Jequiezinho.

Professor(a) orientador(a): Celiane Souza Santos



Igualdade Entre os Sexos: Uma Luta Contra a História



Os problemas que enfrentamos hoje no que se refere à diferença entre os sexos são reflexos de uma sociedade machista, onde apenas oshomens eram considerados cidadãos e tinham os seus direitos e deveres bem definidos de acordo à sua classe social. Por outro lado, as mulheres quando crianças serviam de companhia para as mães e quando mais velhas, se ainda solteiras, transformavam-se em motivo de incômodo para toda a família. .

As diferenças salariais entre homens e mulheres, por exemplo, é um problema comum, principalmenteno Brasil, que é o país onde este índice é o maior do mundo, podendo chegar até 34%, segundo os dados divulgados pela Confederação Internacional dos Sindicatos em Março de 2009. Como se não bastasse, também existe uma grande discrepância salarial entre homens e mulheres que trabalham na mesma empresa e exercem as mesmas funções, o que deixa ainda mais explícito o preconceito existente nos diasatuais.

A luta pela igualdade entre os sexos é também uma luta contra a história. Recorreremos, portanto, a um dos mais antigos dos documentos da humanidade: A Bíblia.

Mesmo que alguns questionem a verossimilhança do seu conteúdo, ninguém pode deixar de afirmar que até hoje influencia grande parte da população mundial. Em Deuteronômio (22, 13-20) é evidente o tratamento diferenciadoque é dado para os gêneros. Afirma-se que um marido que calunia a mulher ao dizer que esta não era virgem antes do casamento, tem como punição um pagamento que hoje poderia ser comparado a uma multa, porém, se a mulher realmente não for virgem, ela deverá ser apedrejada até a morte. Desta forma, é possível perceber que a submissão feminina já estava presente nas sociedades que se formaram há maisde vinte séculos.

Outro exemplo, aqui no Brasil, está muito claro na nossa atual forma de governo: A República. Entrou em vigor no ano 1891 a primeira república do Brasil, onde Deodoro da Fonseca foi eleito o primeiro presidente, mas somente em 1932 as mulheres teriam direito ao sufrágio. Vale ressaltar que as mulheres casadas precisavam de autorização do marido para fazê-lo, além de terrenda própria que, diga-se de passagem, passou a ser mais uma forma de negar tal direito às mulheres, já que naquela época não era tão comum que uma mulher fosse independente financeiramente.


As mulheres que testemunharam esta conquista tiveram que deixar o prazer de ter a presidência da república, pela primeira vez, em mãos femininas para outras gerações. Isso só aconteceu no ano de 2010, quandoo PT elegeu a presidente Dilma Rousseff com mais de 55% dos votos válidos.


Algo semelhante aconteceu este ano no Fundo Monetário Internacional (FMI), que surgiu em 1944 (antes do final da Segunda Guerra Mundial) e apenas em 5 de julho de 2011 a francesa Christine Lagarde pôde representar o universo feminino ao assumir a presidência do órgão. A ex-ministra da economia francesa começa agora e játem uma prova de fogo à sua espera: as grandes crises em países como Grécia, Portugal e Espanha.


Além dos fatores históricos que não ajudam as mulheres, a natureza também contribui para que essa desigualdade exista. Apesar das grandes conquistas supracitadas, o mercado de trabalho nem sempre está tão aberto à contratação de mulheres. Muitas empresas acreditam ser mais vantajosa a contratação dehomens, devido ao fato de que eles não precisam tirar licença à maternidade, que afasta a mulher do trabalho por quatro meses.


Por outro lado, se parte das empresas enxergam esses requisitos como um motivo para a não contratação, há outras que vêem mais vantagens do que desvantagens quando se trata de empregar uma mulher. Mais persistência durante as negociações, trabalho em equipe,...
tracking img