Igreja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSEGUENCIAS DA REFORMA
Imediatamente após o início da Reforma Protestante, a Igreja Católica Romana decidiu tomar medidas para frear o avanço da Reforma. Realizou-se, então, o Concílio de Trento1545-1563, que resultou no início da Contrarreforma ou Reforma Católica, na qual os Jesuítas tiveram um papel importante. A Inquisição e a censura exercida pela Igreja Católica foram igualmentedeterminantes para evitar que as ideias reformadoras encontrassem divulgação em Portugal, Espanha ou Itália, países católicos.
O principal acontecimento da contra-reforma foi o Massacre da noite de SãoBartolomeu. As matanças, organizadas pela casa real francesa, começaram em 24 de Agosto de 1572 e duraram vários meses, inicialmente em Paris e depois em outras cidades francesas, vitimando entre 70.000 e100.000 protestantes franceses chamados huguenotes.
Os resultados desse movimento foram imensos, sendo o mais importante deles a criação dos reformados, ou seja, o nascimento do protestantismo quenão tinha ligação com a igreja de Roma. Também como produto da Reforma Protestante foi à grande onda que se deu na Europa em que diversos países passaram a adotar as idéias de Lutero.
Nessa época, emplena Idade Média, a Igreja ainda era detentora de poder político e ideológico, mesmo em meio ao clima de mudanças. Em resposta à Reforma Protestante, ela lançou a Contra-Reforma ou Reforma Católica,que teve seu início no Concílio de Trento, entre os anos 1545 e 1563. Esse emitiu muitos decretos e especificou os dogmas católicos. Foi instituído o Índex, uma lista de livros proibidos de serem lidospelos católicos e o Tribunal da Santa Inquisição, em que os que negavam ou tivessem qualquer atitude contrária à Igreja poderiam ser queimados na fogueira.

LIBERDADE DA REFORMA
Um dos pontos dedestaque da reforma é o fato de ela ter possibilitado um maior acesso à Bíblia, graças às traduções feitas por vários reformadores entre eles o próprio Lutero a partir do latim para as línguas...
tracking img