Igreja: a mais poderosa instituição da idade média

IGREJA: a mais poderosa instituição da idade média
A influência da Igreja
Durante a Idade Média (século V ao XV) observa-se a ascensão de uma das mais importantes e poderosas instituições: aIgreja Católica que conquistou e manteve grande poder. Continha muitas terras (poder econômico), procurava influenciar nas decisões políticas dos reinos (poder político), interferia na elaboração das leis(poder jurídico) e estabelecia padrões de comportamento moral para a sociedade (poder social).
A Igreja Católica não permitia opiniões e posições contrárias aos seus dogmas (verdades incontestáveis).Aqueles que desrespeitavam ou questionavam as decisões da Igreja eram perseguidos e punidos. Na Idade Média, a Igreja Católica criou o Tribunal do Santo Ofício (Inquisição) no século XIII, paracombater os hereges (contrários à religião católica). A Inquisição prendeu, torturou e mandou para a fogueira milhares de pessoas que não seguiam às ordens da Igreja.
Por outro lado, alguns integrantes daIgreja Católica foram extremamente importantes para a preservação da cultura. Os monges copistas dedicaram-se a copiar e guardar os conhecimentos das civilizações antigas, principalmente, dos sábiosgregos. Graças aos monges, esta cultura se preservou, sendo retomada na época do Renascimento Cultural.
Enquanto parte do alto clero (bispos, arcebispos e cardeais) preocupavam-se com as questõespolíticas e econômicas, muitos integrantes da Igreja Católica colocavam em prática os fundamentos do cristianismo. Os monges franciscanos, por exemplo, deixaram de lado a vida material para dedicarem-seaos pobres.
A cultura na Idade Média foi muito influenciada pela religião católica. As pinturas, esculturas e livros eram marcados pela temática religiosa. Os vitrais das igrejas traziam cenasbíblicas, pois era uma forma didática e visual de transmitir o evangelho para uma população quase toda formada por analfabetos. Neste contexto, o papa São Gregório (papa entre os anos de 590 e 604) criou...
tracking img