Igreja primitiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Este trabalho abordara como era a Igreja nos tempos Primitivos. Contará sobre a fundação da Igreja, que se deu no dia de Pentecostes. Falaremos sobre a comunidade de Jerusalém onde havia os primeiros cristãos. Como eles faziam suas atividades missionárias, saberemos um pouco sobre o governo eclesiástico. Abordaremos também os padrões de adoração da época.
Palavras chave: Igreja Primitiva1 INTRODUÇÃO
Este trabalho buscará informações a respeito da Igreja Primitiva. Para que possamos entender como era a Igreja naquela época. Para entendermos a Igreja dos dias atuais precisamos buscar informações da Igreja do passado.
A história da Igreja se inicia no Pentecostes, a partir disto podemos perceber o propósito de Cristo para com seus apóstolos.

2.1 FUNDAÇÃO DA IGREJAQuarenta dias depois de sua ressurreição, Jesus deu instruções finais aos discípulos e ascendeu ao céu (At 1.1-11). Os discípulos voltaram a Jerusalém e se recolheram durante alguns dias para jejum e oração, aguardando o Espirito Santo, o qual Jesus disse que viria. Cerca de 120 pessoas seguidores de Jesus aguardavam.
Cinquenta dias após a Páscoa, no dia de Pentecoste, um som como um vento impetuosoencheu a casa onde o grupo se reunia. Línguas de fogo pousaram sobre cada um deles e começaram a falar em línguas diferentes da sua conforme o Espírito Santo os capacitava. Os visitantes estrangeiros ficaram surpresos ao ouvir os discípulos falando em suas próprias línguas. Alguns zombaram, dizendo que deviam estar embriagados.
Mas Pedro fez calar a multidão e explicou que estavam dando testemunhodo derramamento do Espírito Santo predito pelos profetas do Antigo Testamento (At 2.16-21; Jl 2.28-32). Alguns dos observadores estrangeiros perguntaram o que deviam fazer para receber o Espírito Santo. Pedro disse: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo "(At 2.38).
Durante alguns anosJerusalém foi o centro da igreja. Muitos judeus acreditavam que os seguidores de Jesus eram apenas outra seita do judaísmo. Suspeitavam que os cristãos estavam tentando começar uma nova "religião de mistério" em torno de Jesus de Nazaré.
É verdade que muitos dos cristãos primitivos continuaram a cultuar no templo (At 3.1) e alguns insistiam em que os convertidos gentios deviam ser circuncidados (At15). Mas os dirigentes judeus logo perceberam que os cristãos eram mais do que uma seita. Jesus havia dito aos judeus que Deus faria uma Nova Aliança com aqueles que lhe fossem fiéis (Mt 16.18); ele havia selado esta aliança com seu próprio sangue (Lc 22.20). De modo que os cristãos primitivos proclamavam com ousadia haverem herdados os privilégios que Israel conhecera outrora. Não eramsimplesmente uma parte de Israel - eram o novo Israel (Ap 3.12; 21.2; Mt 26.28; Hb 8.8; 9.15).
Há varias parábolas no velho testamento: da cordeirinha; dos irmãos e os vingadores; do prisioneiro que fugiu; da vinha e as uvas; das duas águias e a videira; do leão enjaulado; e da panela fervendo. As parábolas do velho testamento estão ligadas à vida da nação israelita naqueles dias, envolvendo vultos,lugares e o próprio povo de Israel.

2.2 A COMUNIDADE DE JERUSÁLEM
Os primeiros cristãos formavam uma comunidade estreitamente unida em Jerusalém após o dia de Pentecoste. Esperavam que Cristo voltasse muito em breve.
Os cristãos de Jerusalém repartiam todos os seus bens materiais (At 2.44-45). Muitos vendiam suas propriedades e davam à igreja o produto da venda, a qual distribuía esses recursosentre o grupo ( At 4.34-35).
Os cristãos de Jerusalém ainda iam ao templo para orar (At 2.46), mas começaram a partilhar a Ceia do Senhor em seus próprios lares (At 2.42-46). Esta refeição simbólica trazia-lhes à mente sua nova aliança com Deus, a qual Jesus havia feito sacrificando seu próprio corpo e sangue.
Deus operava milagres de cura por intermédio desses primeiros cristãos. Pessoas...
tracking img