Igreja de nossa senhora do rosário e nossa senhora do bom despacho em cuiabá-mt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVO

Este trabalho de pesquisa tem por objetivo a obtenção de nota para o curso de nível superior de Arquitetura da UNIVAG - Centro Universitário na matéria de História da Arquitetura cuja a orientadora é a Prof.ª Raquel de Moraes Graffin. Além da obtenção de nota, este trabalho sugere um aprofundamento de nosso conhecimento no que se diz respeito a nossa história arquitetônica local, nosmostrando os estilos e formas utilizadas que nos rodeiam e que estão presentes no nosso dia a dia e que muitas vezes nem mesmo paramos para contemplar e refletir sobre as suas origens cheias de significado e histórias.
A pesquisa sugerida é referente a duas das igrejas mais antigas, ainda em pé, de nossa capital, Cuiabá, e essas igrejas são: a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Capela SãoBenedito e a Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho.

INTRODUÇÃO

Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é uma igreja católica localizada em Cuiabá, capital do estado brasileiro de Mato Grosso.
A igreja é um dos marcos de fundação da cidade de Cuiabá, tendo sido construída em arquitetura de terra em torno de 1730, próximo às águas do córrego da Prainha, em cujas águas MiguelSutil descobriu as minas de ouro que impulsionariam a colonização da região. Sua fachada, de grande simplicidade, é típica da arquitetura colonial brasileira e esconde a decoração barroca-rococó nos alteres do interior, com rica talha dourada e prateada, única com esses detalhes no país. Construída inicialmente com a técnica da taipa de pilão, passou por várias reformas, incluindo uma que transformou suafachada em neogótica, entre as décadas de 1920 e 1980, quando foi reformada e a arquitetura colonial resgatada. Tombada em 1975 pelo IPHAN, em 1987 pela Fundação Cultural de Mato Grosso e incluída no perímetro tombado do Centro Histórico de Cuiabá em 1993, é palco da Festa de São Benedito, mais longa festa religiosa do estado.
A descida da Avenida Isaac Póvoas nos proporciona a visão de um dos maisbelos cartões postais de Cuiabá, a igreja católica Nossa Senhora do Bom Despacho. Iluminada pelo sol ou artificialmente, mesmo nesta fumaceira dos dias atuais o belíssimo edifício se impõe no alto do morro do Seminário sobre o centro histórico da cidade e no coração dos cuiabanos, onde sempre teve reservado um cantinho privilegiado. Chegou a ser eleita pela população em 2004 como a “cara da cidade”em concurso realizado por um conhecido jornal de Cuiabá.

Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito

Figura 01 – Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito.
No pé da colina onde hoje está a igreja de Nossa Senhora do Rosário, à margem esquerda do córrego da Prainha, estava localizada a maior mina de ouro da região. Foi esta mina a origem da povoação de Cuiabá, que se deu àmargem direita do córrego, em torno das jazidas.
Este local é mencionado em 1722 por José Barbosa de Sá, ao relatar a descoberta do ouro por índios que, a manda de Miguel Sutil, buscavam mel, no lugar chamado "tanque do Arnesto", onde foi construída a capela de Nossa Senhora do Rosário. Ainda em 1722, Barbosa de Sá comenta sobre "uma capelinha a São Benedito", erguida pelos negros. Depois, acapela teria sido reerguida anexada à igreja de Nossa Senhora do Rosário, como aconteceu em várias regiões da América Portuguesa.
Pelas leituras arqueológicas feitas na última restauração foram descobertos vestígios de uma capela, da qual restou uma parede de quatro metros de largura por três metros e meio de altura, entre o púlpito e o altar lateral oeste. Sobre essa parede há uma descontinuidadedo material: taipa e pilão abaixo da linha de ruptura, e tijolos de adobe, acima. A partir dessa parede foi construída a nave principal da atual igreja do Rosário, a leste dela. Posteriormente a igreja foi ampliada, em direção ao coro, ao sul, e ao norte, até o retábulo da capela-mor. Nessa mesma ampliação foi construída a ala lateral oeste.
Ainda no século XVIII a igreja tomou as configurações...
tracking img