Igp-m

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IGP-M

Índice Geral de Preços – Mercado

Metodologia

Com o contrato de prestação de serviços celebrado entre a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e a Fundação Getulio Vargas (FGV), em maio de 1989, o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) passou a calcular o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M).
O IGP-M tem como base metodológica a estrutura do Índice Geral de Preços -Disponibilidade Interna (IGP-DI), resultando da média ponderada de três índices de preços: o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M).
À semelhança do IGP-DI, a escolha desses três componentes do IGP-M tem origem no fato de refletirem adequadamente a evolução de preços de atividades produtivaspassíveis de serem sistematicamente pesquisadas (operações de comercialização em nível de produtor, no varejo e na construção civil).
O IGP-M difere do IGP-DI, pois na coleta de preços, adota-se o período compreendido entre o dia 21 do mês anterior ao de referência e o dia 20 do mês de referência; e a cada mês de referência apura-se o índice três vezes, em intervalos cumulativos de dez dias, denominadosdecêndios; os resultados das duas primeiras apurações prévias serão considerados valores parciais e o último será o resultado definitivo do mês.
As apurações parciais são realizadas separadamente para cada um dos três índices que compõem o IGP-M.
Ressalte-se que o uso dos resultados decendiais para a formação de expectativas quanto ao valor do índice final deve ser precedido de cuidados especiais,considerando-se de início que a coleta de informações de preços não se distribui uniformemente pelos três decêndios e que, além disso, as variações de preços não se comportam de forma linear.
A fórmula de cálculo empregada nos três índices que compõem o IGP-M (IPA, IPC e INCC) é a mesma, qualificada como “Laspeyres Encadeada de Base Móvel”.

ÍNDICE DE PREÇOS AO PRODUTOR AMPLO – MERCADO (IPA-M)

OÍndice de Preços ao Produtor Amplo – Mercado (IPA-M) é um indicador econômico de abrangência nacional. Está estruturado para medir as variações médias dos preços recebidos pelos produtores domésticos na venda de seus produtos. A sua composição têm por base as pesquisas estruturais relativas aos setores agropecuário e industrial, além das Contas Nacionais, todas divulgadas pelo IBGE. Temperiodicidade mensal e é apurado com base em pesquisa sistemática de preços realizada nas principais regiões de produção do país.
O IPA é apresentado em duas diferentes estruturas de classificação de seus itens componentes:
Origem – Produtos Agropecuários e Industriais;
Estágios de Processamento – Bens Finais, Bens Intermediários e Matérias Primas Brutas.
No processo de cálculo mensal do IPA conjugam-se trêselementos:
A amostra de produtos refere-se ao conjunto de mercadorias cujos preços serão objeto de pesquisa sistemática;
O sistema de pesos compreende o conjunto de normas e procedimentos usados na determinação de valores representativos dos produtos componentes da amostra;
O sistema de preços diz respeito ao conjunto de procedimentos de pesquisa que possibilitam a construção da série histórica depreços, da qual se extraem relativos de diferentes variedades de produtos componentes da amostra.

ESTRUTURA DA AMOSTRA DE PRODUTOS

A seleção dos produtos integrantes do IPA se faz em duas etapas. Primeiramente, são escolhidas as classes de produtos a serem representadas e, em seguida, os produtos considerados em cada uma destas classes.
O sistema de classificação utilizado na seleção, quetambém serve para a montagem da estrutura do IPA, é a CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), na versão 1.0. O uso da CNAE amplia a comparabilidade entre o IPA e as demais estatísticas nacionais. Permite também a sua utilização combinada a estatísticas internacionais, organizadas segundo o ISIC (International Standard Industrial Classification), padrão de classificação ao qual a...
tracking img