Ifrs ou nic

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IFRS ou NIC
NIC (Norma Internacionais de Contabilidade) ou IFRS (International Financial Reporting Satndard), são pronunciamentos contábeis internacionais publicados e revisados pelo IASB (International Accounting Standards Board), formado por especialistas do mundo todo e sediado em Londres. O IASB formula e divulga normas contábeis evoluídas e uniformes para as demonstrações financeiras,atuando junto à comunidade internacional para torna-los aceitáveis.
Criado no Brasil em 2005, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), composto por entidades como Abrasca, Apimec Nacial, Ibracon, Bovespa e Fipecafi, tem por objetivo o estudo, o preparo e a emissão de pronunciamentos técnicos sobre procedimentos de contabilidade e a centralização e uniformização do seu processo de produção,levantando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais. (CFC, 2005)
O CGC (Comitê Gestor da Convergência), criado pela resolução 1103/07 do CFC, identifica, audita e monitora as ações para viabilizar a convergência.
No Brasil, com a aprovação da Lei 11.638/07, consagrou-se a convergência, com a finalidade de divulgar as demonstrações contábeis de formapadronizada, em linguagem específica e fácil, nos âmbitos da contabilidade societária e internacional.
Atualmente, mais de 100 países já adotaram as IFRS, e no Brasil, de acordo com a Lei 11630/07, o prazo para adoção das normas na contabilidade societária e internacional foi em Janeiro de 2011, e para o setor público, União, Estados e Distrito Federal 2012 e os municípios 2013. Ficará mais fácilanalisar e comparar as situação das empresas, em âmbito mundial, de maneira mais clara e transparente, sem que os regionalismos sejam empecilhos para a realização d negócios. O mesmo acontece com o setor público, onde as mudanças devem auxiliar na geração de informações cada vez mais relevantes e transparentes, para que a sociedade possa acompanhar, de maneira clara, o trabalho dos gestores públicos.Benefícios da harmonização das normas contábeis
As mudanças contábeis emergentes deixam de ter caráter meramente fiscal, para atender as necessidades dos colaboradores, acionistas, sociedade e outros, denominados “stakeholders”.
A implementação de padrões de relatórios financeiros pode trazer melhoras substanciais na performance das funções financeiras, simplificar o processo de elaboração dosrelatórios financeiros societários globalmente, implementar controles e reduzir custos, pois promove:
1. Políticas padronizadas e otimizadas de elaboração de relatórios financeiros e de contabilidade;
2. Eficiência no uso e na disponibilidade de recursos;
3. Relatório societário centralizado em centro de serviços compartilhados;
4. Controles incrementados;
5. Controle de caixaotimizado.

Com tais mudanças, os relatórios terão uma linguagem global como base nas negociações. O público internacional poderá facilmente utilizar os relatórios, o fluxo de capitais para empresas brasileiras crescerá, e os custos de adaptação de relatórios cairão consideravelmente. Com a complexidade reduzida, atinge-se maior transparência, comparabilidade e eficiência nos relatórios.
Asdemonstrações contábeis preparadas objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões e avaliações por parte dos usuários em geral, uma vez que quase todos eles utilizam essas demonstrações contábeis para a tomada de decisões econômicas, tais como:
1. Decidir quando comprar, manter ou vender um investimento em ações;
2. Avaliar a administração quanto à responsabilidade quelhe tenha sido conferida, qualidade de seus desempenho e prestação de contas;
3. Avaliar a capacidade da entidade de pagar seus empregados e proporcionar-lhes outros benefícios;
4. Avaliar a segurança quanto à recuperação dos recursos financeiros emprestados à entidade;
5. Determinar políticas tributárias;
6. Determinar a distribuição de lucros e dividendos;
7. Preparar e...
tracking img