Ifrn

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Disciplina: Introdução a engenharia elétrica

Palestrante: Allan de Medeiros Martins

Local da palestra: UFRN Sala: Setor 4 Sala A9

Alunos: Cleto de Oliveira Fernandes Neto

Wisley Alex de Oliveira costa

Data do evento: 06 de julho de 2011

Tema: Automação
















Automação













14de julho de 2011



ÍNDICE





Introdução

I. Apresentação

II. Visão geral sobre automação

III. Areas de atuação

IV. Mercado de trabalho

V. Conclusão

VI. Bibliografia






























APRESENTAÇÃO

Como resultado destes trabalhos, vários artigos tem sido publicados em periódicos internacionais especializados,congressos internacionais e nacionais assim como se tem produzido diversas dissertações de mestrado, O Grupo mantém fortes vínculos de cooperação com o setor produtivo, manifestados através de vários projetos executados e outros em execução.
O desenvolvimento de arquiteturas de processamento cada vez de menor consumo de energia e maior poder de processamento, aliado ao desenvolvimento dediversas outras tecnologias, possibilitou a criação de uma nova geração de dispositivos com inteligência embarcada, como, por exemplo, as smart-cameras.
As smart-cameras, ou câmeras inteligentes, são sistemas embarcados de visão que captura e processa uma imagem para extrair dados importantes a uma determinada aplicação em tempo real. Entretanto, o seu desenvolvimento é desafiador, pois, de um lado,o processamento de video exige uma grande demanda de processamento e, consequentemente, consumo de energia, por outro lado, sistemas embarcados possuem rígidas restrições nesses dois tópicos.
Além disso, os algoritmos utilizados no processamento devem ser adaptados à arquitetura, de forma obter o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no processador. Visando tornar o processo dedesenvolvimento de aplicações de visão para smart-cameras menos árduo e mais acessível, surgiu a idéia de criar a Digital Smart Camera (DSCam). A DSCam consiste de uma solução integrada para aplicações de visão computacional, associada a um framework de desenvolvimento cujo objetivo é auxiliar na criação de sistemas de visão, eliminando a necessidade do programador conhecer detalhes da arquiteturainterna da plataforma utilizada.
Neste trabalho é realizado um estudo completo sobre arquiteturas de visão, propondo, implementando e testando a DSCam. Os resultados foram satisfatórios, obtendo uma plataforma bastante flexível, com uma interface de desenvolvimento facilitada e tempos de operação compatíveis aos encontrados em arquiteturas similares.
VISÃO GERAL SOBRE AUTOMAÇÃO



A partemais visível da automação, atualmente, está ligada à robótica, mas também é utilizada nas indústrias química, petroquímicas e farmacêuticas, com o uso de transmissores de pressão, vazão, temperatura e outras variáveis necessárias para um SDCD (Sistema Digital de Controle Distribuido) ou CLP (Controlador Lógico Programável). A Automação industrial visa, principalmente, a produtividade, qualidade esegurança em um processo.

Em um sistema típico toda a informação dos sensores é concentrada em um controlador programável o qual de acordo com o programa em memória define o estado dos atuadores. Atualmente, com o advento de instrumentação de campo inteligente, funções executados no controlador programável tem uma tendência de serem migradas para estes instrumentos de campo.

A automaçãoindustrial possui vários barramentos de campo ( mais de 10, incluindo vários protocolos como: CAN OPEN, INTERBUS-S, FIELD BUS FOUNDATION,MODBUS, STD 32, SSI, PROFIBUS, DEVICENET etc) específicos para a área industrial (em tese estes barramentos se assemelham a barramentos comerciais tipo ethernet, intranet, etc.), mas controlando equipamentos de campo como válvulas, atuadores eletromecânicos,...
tracking img