Iflação

Páginas: 3 (696 palavras) Publicado: 21 de maio de 2011
INFLAÇÃO

A inflação é o processo de aumento generalizado dos preços, que envolve o conjunto da economia e do qual resulta uma contínua perda do poder aquisitivo da moeda. Em sua forma extrema éconhecida como hiperinflação, já uma leve e quase imperceptível expansão dos preços, é chamada de inflação rastejante.
A inflação, normalmente, pode resultar de fatores estruturais (inflação decustos), monetários (inflação de demanda) ou de uma combinação de fatores.
Existem basicamente três tipos distintos de inflação. Esses tipos mantêm uma certa relação com a estrutura do mercado são eles:
•Inflação de demanda
Ocorre quando os meios de pagamento crescem além da capacidade de expansão da economia, ou antes que a produção esteja em plena capacidade, o que impede que a maior demandadecorrente da expansão dos rendimentos seja atendida.
• Inflação de Custos
Também conhecida como inflação de oferta, é aquela decorrente da alta dos custos na economia, como por exemplo, elevação dastarifas públicas, das taxas de juros, dos combustíveis e dos salários.
• Inflação Estrutural
Está baseada na hipótese de rigidez da oferta de bens e serviços, especialmente nos setores de produção dealimentos e de importação.
As conseqüências causadas pela inflação no âmbito econômico-social, geralmente prejudicam certas classes de pessoas enquanto beneficiam outras. A redução do poder aquisitivoda moeda atingirá, sobretudo os que vivem de rendimentos temporariamente fixos, como assalariados, aposentados e pensionistas, cujos rendimentos são corroídos diariamente pela inflação, por aquelesque recebem rendas variáveis e ajustáveis às alterações dos preços, como empresários, trabalhadores autônomos e profissionais liberais, provocando ou realimentando a inflação.
Outras conseqüências, porexemplo, sobre o mercado de crédito, os investimentos produtivos, balanço internacional, etc, são relevantes. O impacto dessas conseqüências tem caracterizado a inflação como um dos mais graves...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!