IFESC MODAL

3092 palavras 13 páginas
IFES-INSTITUTO DE FORMAÇÃO SUPERIOR DO CEARÁ
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ABRAÃO CARVALHO JÁRDEL FARIAS CICERO FILHO
ANTERO JUNIOR JEAN CARLOS

MODAL AÉREO E MODAL AQUAVIARIO

HIDROLÂNDIA
2015
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo um explanação sobre os modais aéreo e marítimo, trazendo dados históricos e demostrando qual a sua importância atual no Brasil e no mundo, destes meios de transporte de cargas ou passageiros. Haverá também uma exposição sobre a evolução destes dois tipos de modais. E sua importância logística para o bom funcionamento de uma organização, demostrando os gargalos e as deficiências da infraestrutura no Brasil dificultando o funcionamento destes modais.

SÚMARI

1 MODAL AÉREO 4
1.1 Conceito 4
1.1.1 Historia da aviação 4
2 TRASPORTE AÉREO NO BRASIL 6
2.1 Transporte aéreo de passageiros 7
2.1.1 Transporte de cargas 7
3 MODAL MARITIMO 8
3.1 Conceito 8
3.2 História do transporte aquaviario 8
3.2.1 Vantagens e desvantagens do sistema aquaviario 8
4 TIPOS DE MODALIDADES DE TRANSPORTE AQUAVIARIO 9
4.1 Cabotagem 9
4.1.1 Lacustre 9
5 GARGALOS DO SISTEMA AQUAVIARIO BRASILEIRO 11
Referências 12

1 MODAL AÉREO
1.1 Conceito
O transporte aéreo é o movimento de pessoas e mercadorias pelo ar com a utilização de aviões ou helicópteros. O transporte aéreo é usado preferencialmente para movimentar passageiros ou mercadorias urgentes ou de alto valor.
1.1.1 Historia da aviação
A história da aviação remonta a tempos pré-históricos. O desejo de voar está presente na humanidade provavelmente desde o dia em que o homem pré-histórico passou a observar o voo dos pássaros e de outros animais voadores. Ao longo da história há vários registros de tentativas mal sucedidas de voos. Alguns até tentaram voar imitando pássaros: usar um par de asas (que não passavam de um esqueleto de madeira e penas, imitando as asas dos pássaros), colocando-os nos braços e balançando-os.
Durante a década de 1890 os Irmãos Wright

Relacionados