Iedhd

2070 palavras 9 páginas
1) Quais são os objetos de estudo da ciência do Direito?
Objeto imediato: regras/norma jurídica
Objeto mediato: fatores sociais/secundários
2) Por qual motivo dizemos que o Direito é uno e indivisível?
Porque existem alguns elementos que são próprios do direito, e que o tornam diferentes das demais experiências sociais, tais como a religiosa, a econômica, a artística, etc.
3) O que significa multiplicidade do Direito?
Multiplicidade do Direito significa que os estudiosos dividem o direito em vários ramos para facilitar a compreensão e o conhecimento do mesmo. É, portanto, uma questão didática.
4) Quais são os três ramos do Direito objetivo? Explique cada um deles.
O direito objetivo é dividido em três ramos: direito público, direito privado, direito difuso. O direito público é o ramo do direito que tem normas referentes à atuação do Estado, ao interesse público, de uma forma geral. O direito privado reúne normas que tem por matéria o interesse privado, ou seja, disciplina as relações entre os particulares. Por fim o direito difuso é aquele que se ocupa das normas que regem direitos transindividuais, de natureza indivisível.
5) É sabido que a ciência do Direito evolui de modo diferente das demais ciências, principalmente exatas. Explique por que isso acontece.
Isso ocorre porque a ciência do direito tem como objeto teorias que buscam direcionar o comportamento das pessoas, ao passo que as ciências exatas buscam apenas informar, mediante suas teorias, como as coisas acontecem. Há, pois, na ciência do direito, a utilização da função diretiva da linguagem combinada com a função informativa, ao passo que nas demais ciências, mormente as exatas, há apenas a função informativa da linguagem na comunicação das teorias.

6) Explique função informativa e função diretiva da linguagem.
A função informativa da linguagem diz respeito ao uso que os cientistas fazem da linguagem no momento em que comunicam às pessoas suas teorias. A função informativa tem a

Relacionados