IEAA - AP1

558 palavras 3 páginas
AP1
1) (3 pontos) Na Aula 22 dos Cadernos Didáticos os autores discutem o ensino de análise combinatória. Sobre a discussão apresentada neste material, responda:
a) Segundo os autores, qual a abordagem tradicional para o ensino de análise combinatória? Resposta: Na abordagem tradicional o professor enuncia o princípio fundamental da contagem (princípio multiplicativo) e o aplica a alguns exemplos e exercícios, segue com definições de arranjo, combinação, permutação, e, a partir daí, resolve-se uma série de exercícios através das fórmulas apresentadas.
b) Qual a crítica que os autores fazem a esta abordagem?
Resposta: Nem todos os problemas em análise combinatória podem ser resolvidos por simples aplicação de fórmulas. Este método de ensino não garante que o aluno vá ter autonomia ou compreensão dos conteúdos suficiente para resolver problemas que exijam entendimento do assunto.
c) Qual a proposta que sugerem como alternativa e como funciona esta metodologia? Resposta: Eles sugerem o ensino pela metodologia de resoluções de problemas: o professor propõe problemas e os alunos devem tentar resolver de forma livre, sugerindo diversas estratégias. O professor atua como mediador discutindo as soluções apontadas pelos alunos. Só depois que os alunos chegam às soluções e aos métodos eficientes por sua própria busca é que o professor enuncia o princípio multiplicativo.
2) (2 pontos) Decida se é verdadeira ou falsa a proposição a seguir e, se falsa, justifique:
“Segundo o Módulo Instrucional Adição e Subtração com o Ábaco Aberto, para ensinar a adição, primeiro ensinamos a somar usando o ábaco e depois que esta etapa está terminada, ensinamos o algoritmo da adição.”
Resposta: Falso. Os trabalhos sobre o ábaco e no algoritmo devem ser feito simultaneamente, pois de outra forma pode ocorrer que não seja estabelecida a relação entre o material concreto e o registro escrito que garantirá a aprendizagem significativa.
3) (3 pontos) Um dos módulos

Relacionados