Idosos: solidarizemo-nos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE UBERABA
ANDREZA CRISTINA DE CAMPOS REIS
CÉSAR AUGUSTO DE OLIVEIRA
INGRID MARCONI GONÇALVES
KAREN FERNANDA TEIXEIRA SOBRINHO
RICARDO SILVA LINS














IDOSOS: SOLIDARIZEMO-NOS






















UBERABA-MG
2011
ANDREZA CRISTINA DE CAMPOS REIS
CÉSAR AUGUSTO DE OLIVEIRA
INGRID MARCONI GONÇALVES
KAREN FERNANDA TEIXEIRA SOBRINHORICARDO SILVA LINS















IDOSOS: SOLIDARIZEMO-NOS





Trabalho apresentado à Universidade Uberaba como parte das exigências à conclusão do componente curricular Teoria do Direito Privado do 2º período do Curso de Direito Noturno.

Orientadora: Prof.ª Claudia Feres G. e Batistuta












UBERABA-MG
2011





UNIVERSIDADE CIDADÃPROJETO DE EXTENSÃO – PIAC/DIREITO


SUBPROJETO - LAR ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ







Alunos responsáveis e RA:

Andreza Cristina de Campos Reis 5115895
César Augusto de Oliveira 5116248
Ingrid Marconi Gonçalves 5113287
Karen Fernanda Teixeira Sobrinho 5116473
Ricardo Silva Lins 5115695




RELATÓRIO 1 – PRIMEIRO CONTATO COM A INSTITUIÇÃO A SER VISITADA

Nós, acadêmicos do 2.ºperíodo do Curso de Direito Noturno, turma 22, abaixo-relacionados, para dar continuidade ao desenvolvimento do subprojeto LAR ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ, pertencente ao PROJETO DO PIAC/DIREITO – UNIVERSIDADE CIDADÃ - mantivemos o primeiro contato com a Instituição Lar André Luiz – Comunhão Espírita Cristã, cujo (a) responsável ________________________________________, permitiu nossa visita para fazermosentrevistas, futuras atividades de recreação, de confraternização e campanhas com os idosos assistidos no local.

O termo de aceitação foi o seguinte:

Uberaba, ___ de ________ de 2011.
RELATÓRIO 2 – DO PRIMEIRO ENCONTRO

No dia 21 de março de 2011 nós, componentes do grupo, nos reunimos na biblioteca da Uniube para decidir qual seria a Instituição escolhida para fazermos o trabalhovoluntário. Depois de apreciarmos várias sugestões, decidimos pelo Lar Espírita André Luiz – Comunhão Espírita Cristã – localizado à Rua Prof. Eurípedes Barsanulfo nº 157, no bairro Parque das Américas.
No dia seguinte nos dirigimos até o local e nos reunimos com a dirigente da Instituição Sr.ª Sandra, que nos disse que neste asilo são assistidos 29 idosos, sendo 4 homens e os demais mulheres. Elespagam por mês um salário mínimo para custear estadia e alimentação. Todos eles têm família que os visitam com freqüência.
A Instituição é uma ONG que é mantida pela venda de livros espíritas (12 Títulos), cujos direitos autorais pertenciam a Francisco de Paula Cândido Xavier, conhecido como Chico Xavier, que os cedeu para ela antes de falecer. Além dessa principal fonte de renda, o asilo recebe umapequena verba anual da Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU), correspondente a R$ 25.200,00 (vinte cinco mil e duzentos reais) conforme convênio firmado.
O asilo conta com uma equipe de 12 funcionários, sendo 4 enfermeiras, todos são empregados da própria ONG. Tem um médico que cuida dos idosos que é cedido pela PMU. O trabalho de fisioterapia e feito por voluntários que comparecem no localdiariamente. Entretanto não há uma programação de atividades estabelecida para os idosos; infelizmente eles ficam a maior parte do tempo ociosos.
A coordenadora Sr.ª Sandra nos disse com entusiasmo, que o local tem sido alvo de vários projetos voluntários e tem recebido várias visitas de Escolas de nossa cidade. Esse aumento do interesse da sociedade pelo trabalho voluntário tem ajudado os idosos aterem uma velhice mais feliz.
Por fim, demos uma olhada rápida no prédio e verificamos que é bem cuidado e limpo, mas está precisando de uma pintura nova e algumas melhorias na estrutura. Sobre o assunto a Sr.ª Sandra nos disse que já participou de várias reuniões com a PMU a fim de captar recursos para custear a reforma e as benfeitorias do asilo, contudo sem êxito.


Uberaba, 22 de março de...
tracking img