idosos institucionalizados

Páginas: 21 (5218 palavras) Publicado: 6 de março de 2015
1. INTRODUÇÃO



O envelhecimento é um processo complexo de mudanças biológicas, psicológicas
e sociais, que se iniciam no momento do nascimento e se prolongam ao longo da vida. O envelhecimento é definido pela OMS como o “prolongamento e término de um processo representado por um conjunto de modificações fisiomórficas e psicológicas ininterruptas à ação do tempo sobre as pessoas”. A OMSdescreve ainda a pessoa idosa como: “ (…) todo o indivíduo com idade superior a 65 anos independentemente do estado de saúde e sexo” (OMS).
Diversas são as causas da inserção de idosos em asilos, entre elas notam-se condições precárias de saúde, distúrbio de comportamento, necessidade de reabilitação, falta de recursos financeiros e abandono familiar, observando, muitas vezes a perda total ouparcial de sua autonomia e independência.
Frente às mudanças demográficas e econômicas contemporâneas, fomentada pela situação sociocultural, é cada vez mais comum delegar a terceiros os cuidados dos membros idosos das famílias. Neste contexto, as instituições de longa permanência (ILP’s) emergem como alternativa, com o objetivo de abrigar e zelar pela saúde dessa parcela populacional.
O termo ILP,foi dado pela Associação Brasileira de Geriatria e Gerontologia, caracterizando uma instituição governamental ou não governamental, de caráter residencial, destinado a domicilio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, em condições de liberdade, dignidade e cidadania.
Porém, umas das condições limitantes nas instituições, é a privação de convivênciasocial, que é a relação estabelecida entre indivíduos que convivem diariamente, um convívio próximo, constante e intimo, onde há familiaridade ou relacionamento, uma forma de viver em que é possível partilhar e coabitar. Esta condição está intimamente ligada ao desenvolvimento da depressão na terceira idade. A taxa de incidência de depressão na população idosa é de três a cinco vezes maiores quenas demais faixas etárias.
Existem provas de que a depressão vai continuar a ser frequentemente não diagnosticada e não tratada em doentes institucionalizados, sobretudo, em instituições que não possuem uma equipa de técnicos com conhecimentos e qualificações para identificar os pacientes em risco (Brown, Lapane e Luisi, 2002).
A depressão caracteriza-se como um distúrbio de naturezamultifatorial da área afetiva ou do humor, que exerce forte impacto funcional envolvendo inúmeros aspectos de ordem biológica, psicológica e social, nesse sentido, o objetivo deste trabalho é investigar a prevalência de depressão em idosos institucionalizados.



2. METODOLOGIA


O presente estudo insere-se no âmbito de uma investigação que utiliza uma metodologia de natureza qualitativa, através darevisão da literatura, que trata do problema que envolve a idosos institucionalizados, depressão e a família do institucionalizado.
Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas seguintes bases de dados: Scielo, Google Acadêmico entre os anos de 2010 a 2011, em revista eletrônica e referencias clássicas entre os anos de 1993 a 2007. Por conseguinte, foram analisadas e selecionadas as pesquisas deinteresse para este estudo, conforme a apresentação do enfoque temático
Este estudo originou-se nas seguintes palavras – chaves: depressão, idosos institucionalizados e família.


2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O universo conceptual de velhice é difícil de ser categorizado. Fernandes, (2002) refere que não é fácil definir “velhice” com exactidão, uma vez que existem três conceitosdiferentes a considerar: o da idade cronológica, à qual corresponde a idade oficial; o da idade biológica, correspondente ao estado orgânico e funcional dos diferentes órgãos, aparelhos e sistemas, referido à situação mais frequente observada em cada grupo etário e finalmente o da idade psicológica, que pode não depender da idade nem do estado orgânico.
De acordo com Costa (1998), a chamada “terceira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • idoso institucionalizado
  • O idoso institucionalizado
  • Idoso institucionalizado
  • idoso institucionalizado
  • Idoso Institucionalizado
  • Assistência para idosos institucionalizados
  • Nutrição Idosos Institucionalizados
  • Música para idosos institucionalizados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!