Idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Devido ao aumento da expectativa de vida o número de pessoas com idade superior a 60 anos têm aumentado consideravelmente. Com base nesses dados foi idealizado um projeto para pesquisarcomo o indivíduo se comporta quando chega a esta fase da vida, quais são suas expectativas para esta nova fase e como são recebidos e atendidos pela sociedade. Para a realização da pesquisa, foi feitauma visita técnica em um asilo da cidade de Divinópolis, questionários com uma coordenadora de uma ong que realiza trabalhos sociais com idosos, e duas pessoas que já se encontram nesta nova fase desuas vidas. Após a análise dos dados, conclui-se que idosos que estão em ativo convívio na sociedade, tem uma melhor qualidade de vida e índices de longevidade cada vez maior.Palavras-chave:

INTRODUÇÃO

Devido ao expressivo aumento dapopulação idosa em nosso país, percebe-se que a expectativa de vida está maior. Pesquisas do IBGE apontam que até o ano de 2025 o Brasil terá uma população de cerca de 33 milhões de idosos, ou seja, opaís terá a sexta maior população de pessoas que já entraram na terceira idade do mundo. Levando em consideração estes fatores, se faz necessário um estudo de como estas pessoas estão vivendo e quais sãosuas necessidades físicas e psicológicas. Onde a maioria já se encontra aposentado e diante do ócio a predisposição de desenvolver doenças e reclusão social se torna maior.
Nessa perspectiva, temoscomo objetivo analisar a questão do envelhecimento saudável com desenvolvimento social, envolvendo a família que deve contribuir para qualidade de vida de seus idosos, por meio do diálogo, interaçãosocial, atribuindo funções dentro de suas capacidades fazendo sentir-se útil e produtivo.

OBJETIVO

* Reintegrar os idosos na sociedade
* Melhorar a capacidade funcional destas pessoas...
tracking img