IDMH - ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

1134 palavras 5 páginas
Desenvolvimento Humano e Condições de Vida:
Indicadores Brasileiros

Desenvolvimento Humano nos Municípios: um estudo pioneiro
IDH-M e ICV: Metodologia

O estudo Desenvolvimento Humano e Condições de Vida: Indicadores Brasileiros, apresenta o cálculo de três índices sintéticos que mensuram o Desenvolvimento Humano: o IDH, o IDH-M e o ICV. Estes dois últimos, o IDH-M e o ICV, são calculados para todos os municípios brasileiros, nos anos censitários de 1970, 1980 e 1991.

Até o surgimento do conceito de Desenvolvimento Humano, o indicador utilizado para se medir o desenvolvimento de uma cidade, região ou nação costumava ser a medida de PIB per capita. Para superar a limitação, e para garantir uma medida mais completa, o Índice de Desenvolvimento Humano foi criado, em 1990, pelos economistas Mahbub ul Haq e por Amartya Sen, laureado com um Prêmio Nobel.

O Índice de Desenvolvimento Humano procura espelhar, além da renda, mais duas características desejadas e esperadas do desenvolvimento humano: a longevidade de uma população (expressa pela sua esperança de vida ao nascer) e o grau de maturidade educacional (que é avaliado pela taxa de alfabetização de adultos e pela taxa combinada de matrícula nos três níveis de ensino). A renda é calculada através do PIB real per capita, expresso em dólares e ajustado para refletir a paridade do poder de compra entre os países.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é semelhante ao IDH, mas não idêntico. Inclui as três dimensões mencionadas (renda, longevidade e educação, com pesos iguais), mas com algumas adaptações para adequar o índice (concebido para comparar países) à unidade de análise que é, neste caso, o município.

Da mesma forma, este trabalho produziu outro índice - o ICV, Índice de Condições de Vida nos municípios, que inclui 20 indicadores básicos, agrupados em cinco dimensões: renda (com cinco indicadores), educação (com cinco indicadores), infância (quatro indicadores), habitação

Relacionados

  • Tratamento da Informação e Indicadores Sociais
    2270 palavras | 10 páginas
  • 66e4c06a 8764 4c9a a0d9 ae18401d4b1a
    2232 palavras | 9 páginas
  • administração
    4229 palavras | 17 páginas
  • OFICINAS REGIONAIS PROVAB e Mais Médicos
    6744 palavras | 27 páginas