Idh indice de desenvolvimento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) - O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi desenvolvido em 1990 pelo economista Mahbub ul Haq, com a colaboração de Amartya Sen.Vem sendo atualizado e divulgado pelo Programa das Nações Unidas no seu relatório anual e publicado em mais de cem países. Trata-se de um índice que se contrapõe a outroindicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita ou renda per capta, e que procura considerar não apenas a dimensão econômica, mas outros aspectos queinfluenciam na qualidade de vida humana.

O IDH varia de 0 (zero) a 1 (um) e representa uma medida conjunta de três dimensões do desenvolvimento humano:

i) a renda, medidaatravés do PIB per capita, corrigido pelo poder de compra da moeda de cada país;

ii) a longevidade medida através dos números de expectativa de vida ao nascer; e

iii) aeducação, avaliada pelo índice de analfabetismo e pela taxa de matrícula em todos os níveis de ensino.

Deve-se mencionar, no entanto, que o índice não é uma medida abrangente dodesenvolvimento humano, pois, deixa de incluir indicadores importantes como o respeito pelos direitos humanos, a democracia e a desigualdade.

Índice de Gini - medida dedesigualdade utilizada em estudos sobre a distribuição da renda. Índice criado pelo estatístico italiano Corrado Gini em 1912. Ele desenvolveu um método para calcular opercentual da renda total que cada parcela da população de um país tem em determinado ano, ou seja, como ela é distribuída. Para isso ele criou um índice que vai de 0 a 1 (ou de 0 a100). O índice zero mostra uma sociedade em que todos teriam a mesma renda per capta. Quando mais próximo de 1 (ou de 100), maior a desigualdade de renda da população.
tracking img