IDH Brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
- O que é IDH?
Criado por Mahbub ul Haq com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral, sintética, dodesenvolvimento humano.
- Como se mensura?
Atualmente, os três pilares que constituem o IDH são: saúde, educação e renda. São mensurados da seguinte forma:
Uma vida longa e saudável (saúde) é medida pelaexpectativa de vida;
O acesso ao conhecimento (educação) é medido por: i) média de anos de educação de adultos, que é o número médio de anos de educação recebidos durante a vida por pessoas a partirde 25 anos; e ii) a expectativa de anos de escolaridade para crianças na idade de iniciar a vida escolar, que é o número total de anos de escolaridade que um criança na idade de iniciar a vida escolarpode esperar receber se os padrões prevalecentes de taxas de matrículas específicas por idade permanecerem os mesmos durante a vida da criança;
E o padrão de vida (renda) é medido pela RendaNacional Bruta (RNB) per capita expressa em poder de paridade de compra (PPP) constante, em dólar, tendo 2005 como ano de referência.

- Quais seus objetivos?
O objetivo da criação do Índice deDesenvolvimento Humano foi o de oferecer um contraponto a outro indicador utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB), que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Já o IDH pretende ser uma medidageral do desenvolvimento humano.

- Como estão os países em desenvolvimento?
O ritmo de progresso do IDH foi mais rápido nos países que se situam nas categorias baixa e média do desenvolvimentohumano. Trata-se de uma boa notícia. No entanto, o progresso exige mais do que uma melhoria média do IDH. Não será desejável, nem sustentável, que os progressos no IDH sejam acompanhados pelo aumentodas desigualdades de rendimento, padrões insustentáveis de consumo, despesas militares elevadas e uma fraca coesão
social. Em 2012, o valor global médio do IDH foi 0,694; a África Subsaariana...
tracking img