Idetificação Bioquimica

953 palavras 4 páginas
Identificação Bioquímica de Bacilos Gram Negativos Entéricos
Identificação Bioquímicade Bacilos Gram Negativos Entéricos
Após o recebimento da amostra coprocultura as bactérias devem ser semeadas em meios seletivos e também pode ser feito um cultivo em caldo nutritivo. Para iniciar o TSI devemos usar colônias bem isoladas.
TSI (Triplice Sugar Iron)
Meio nutricionalmente rico com inibidores que permite o crescimento da maioria das espécies bacterianas, só não cresce as mais exigentes e anaeróbios.
O TSI só pode ser realizada com amostras já isoladas em placas com meio seletivo para bacilos gram negativos entéricos. O indicador de pH é vermelho de fenol (pH ácido indicador fica amarelo; pH alcalino o indicador fica vermelho).Um ponto importante é a proporção entre os açucares sendo que esse meio apresenta a proporção de Glicose : Lactose : Sacarose 1:10:10 (g/L), há também tiossulfato de sódio, sulfato ferroso e peptona.

Fermentação dos Açucares

Produção de H2S
Se a bactéria produzir a enzima tiossulfato redutase ela ira degradar o tiossulfato de sódio presente no meio produzindo H2S, este reage com o sulfato ferroso formando um precipitado preto de sulfeto ferroso. Para que esta reação ocorra é necessário que o meio esteja ácido, assim se a base do tubo estiver negra deve ser lida como que a bactéria é fermentadora de glicose.

Produção de Gás
Há bactérias que degradam o ácido fórmico proveniente da fermentação da glicose produzindo H2 ;CO2 devido a ação da enzima formiase. A produção de gás é evidenciada pela formação de bolhas e ou o meio pode rachar. Se houver muita produção de gás com o deslocamento do meio pode seer indicativo de Klebsiela e Enterobacter.
Para prosseguir com as outras provas Bioquímicas devemos usar as colônias de bactérias que cresceram na parte superior do TSI. Entretanto devemos ter certeza que no TSI só tem uma espécie, isso é obtido a partir de meios seletivos e caldos nutritivos.
Indol
O indol é produzido a partir do

Relacionados

  • Analises Clinicas
    7540 palavras | 31 páginas
  • Diagnostico ambiental
    65454 palavras | 262 páginas