Ideologias contemporanes - politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IDEOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS
Política

Naiara Caroline Oechsler
Prof. Jean Carlos Morell
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Sistemas de Informação (INF23) – Filosofia
08/04/2011

RESUMO
Aqueles que imaginavam que o vazio deixado pelo declínio da religião faria diminuir ou desaparecer o fervor dos homens e das sociedades em torno das crenças, viram-se surpreendidos pelosacontecimentos, visto que o século XX foi dominado, em todo o seu transcorrer, pelas ideologias políticas. O que aconteceu, foi uma mera troca de símbolos. Antigamente a massa defendia a Igreja e os reis, já hoje, luta-se por uma causa, uma grande idéia nacional, patriótica, capaz de mobilizar milhões de homens e mulheres, nações inteiras.

Palavras-chave: Política; Projetos; Teorias.

1INTRODUÇÃO

Ideologias não são meramente pensamentos etéreos, filosóficos, metafísicos, que vagam nas cabeças de algumas pessoas desocupadas. São idéias que presidem todas as decisões e todas as ações. Afinal, são elas definem uma postura de vida, uma visão política, uma direção econômica, enfim, coisas práticas.

Podendo ser dividida entre esquerda e direita, a divisão político-ideológica,embora no dia-a-dia existam várias posições entre esses extremos, que se igualam na radicalização dos procedimentos.

A ideologia da esquerda é geralmente associada ao projeto socialista. É voltada à igualdade, fraternidade, nacionalista e distributivista. Nesse modelo, o Estado teria maior participação no planejamento global das atividades, especialmente na alocação dos investimentos,visando a uma economia de bem-estar, mais justa. A história nos forneceu alguns exemplos autoritários, na implantação de regimes socialistas e comunistas não muito compatíveis com os fins que se dizia atingir. Daí o porquê muita gente não considera essa posição ideológica como democrática, o que é um lamentável erro.

A ideologia da direita é geralmente associada ao regime capitalista. Ondeprevalecem as forças do mercado consumidor. É o modelo da “mão invisível”, da iniciativa privada, onde o Estado se limita às funções reguladoras e às atividades socialmente importantes que não são lucrativas. Dessa forma, as necessidades da sociedade seriam bem atendidas. Todos, na busca egoísta do seu bem-estar, provocariam o almejado bem-estar geral.

Ambas as visões são criações humanas,defendidas e colocadas em prática por pessoas e como tais, passíveis dos humores, defeitos, ambições do ser humano.

2 ESQUERDA POLITICA

Na Ciência política, a esquerda é considerada a posição que geralmente implica o apoio a uma mudança do enfoque social, com o intuito de criar uma sociedade mais igualitária. O termo “esquerdista” define vários movimentos revolucionários surgidos naEuropa, dentre eles os socialistas, anarquistas e comunistas. O termo também é utilizado para descrever a social democracia e o liberalismo social.

2.1 História do termo

O termo “esquerda” deriva da Revolução Francesa, quando deputados radicais geralmente se sentavam à esquerda do assento do presidente. Ao longo do século XIX, a principal linha divisória entre esquerda e direita na Françaera o apoio à República ou à Monarquia. A República em si era o menor denominador comum da esquerda francesa. A Revolta dos Dias de Junho durante a Segunda República foi a tentativa da esquerda de afirmar-se após a Revolução de 1848, mas poucos da população apoiaram tal esforço.

Após o golpe de estado de Napoleão III em 1851 e o subseqüente estabelecimento do Segundo Império, a esquerdafoi excluída da arena política e se focou na organização dos trabalhadores e o trabalho dos ideólogos pensadores sobre essas classes. O crescente movimento operário francês consistia em diversas vertentes, segundo os diversos pensadores e ideólogos; o marxismo começou a se rivalizar com o republicanismo radical e o "socialismo utópico" de Saint-Simon e Charles Fourier e o anarquismo de Proudhon,...
tracking img