Ideologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ideologia, Discurso e seus efeitos nas Práticas Pedagógicas da Educação Infantil
Júlio César Silva Santos

RESUMO
-------------------------------------------------
Neste trabalho, abordo as questões envolvendo a construção do termo Ideologia, e seu efeito na prática pedagógica, no âmbito infantil. E faço também uma análise sobre a relação do discurso pedagógico e seus efeitos nas práticaspedagógicas.

1. IDEOLOGIA: SUA CONSTRUÇÃO E SEUS EFEITOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

A Ideologia, termo utilizado para definir um conjunto de idéias, pensamentos e doutrinas, para o individuo ou grupo, no porte social-político, foi à fôrma utilizada pelo homem para entender e identificar o posicionamento de idéias de uma sociedade em vários níveis sociais.
Na visão crítica da Ideologia,encontramos em Marx, as bases da formação da ideologia, como um fenômeno histórico-social decorrente do modo de produção econômico. Onde a ideologia é o fator que mascara a real intenção das classes dominantes, através da alienação, onde o trabalhador não enxerga e nem poderá usufruir do produto final do seu trabalho.
Outros autores como Chauí (1995), colocam outros fatores como ponto principal daideologia, para ela a dissimulação é destacada como sendo o ponto principal da ideologia. No seu livro “Estado Poder Ideologia” (1985) Giles, afirma que esta não era a única. Ele faz menção a cincos traços que também são importantes: a necessidade que um grupo social tem de representar-se, se apegando ao “ato fundador” que o originou, a dinamicidade que a move e o desejo do grupo de se tornarautêntico, a idealização da imagem que o grupo faz de si mesmo que representa sua própria existência, o código interpretativo e o aspecto temporal específico da ideologia.
Complementando as posições de Chauí e Giles, encontramos Sobriño (1997), colocando pontos positivos e negativos sobre a ideologia.
Partindo da prática pedagógica, nos moldes econômico-sociais vigentes, vemos Sobriño apoiando-se nasidéias de Bourdieu e Passeron, que a educação acaba reforçando as desigualdades econômico-sociais da sociedade. Nesse segmento, o individuo, de maneira particular a criança, que adentra neste sistema escolar, promovido pelo estado, advindo de uma classe menos favorecida, já inicia em desvantagem, por conta da falta de recursos, provenientes do seu meio. Na escola, em vez dessa situação seramenizada ou extinguida, ela acaba sendo reforçada e legitimada. Ao sair do sistema educacional, em vez do individuo que deveria estar munido com os conhecimentos necessários, acaba mais uma vez em desvantagem, partindo da comparação com aqueles que vêm de classes abastadas da sociedade.
Outro ponto importante em relação à ideologia e a prática pedagógica são às tendências ideológico-pedagógicas.Estaremos ressaltando a Tendência Progressista Libertadora, do Educador Paulo Freire; ela não é efetivada em escolas, porém seu conceito, na educação infantil, é suficiente para elencar ações que podem modificar a relação ideológica da dominação do estado perante a formação do ensino. Nesta tendência, professores e alunos se unem para chegar a um nível de consciência da realidade vigente e saem em buscade uma transformação social, a partir de temas geradores. Utiliza-se de grupos de discussão, sua relação professor – aluno e totalmente linear e igualitária, sua resolução de problemas de cunho social cria a transmissão de aprendizado entre todos os participantes.
Toda a discussão entre a ideologia, seus conceitos e sua relação nas práticas pedagógicas, está totalmente ligada ao corpo docente,que com suas formas de preparação do conteúdo teórico, lida de maneira prática com os acontecimentos do dia-a-dia, com as realidades de diferentes grupos sociais, com as manifestações culturais de diversas áreas, ou seja, a práticas pedagógicas são totalmente dependentes dos professores, que auxiliam na transmissão do conhecimento, mas se torna incompleta sem os alunos, peças fundamentais para a...
tracking img