Ideologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A ideologia torna-se o campo privilegiado de criação de novos valores ou recriação dos velhos com um novo sentido, é um dos campos principais em que se criam valores novos, que, muitas vezes difusosou latentes, encontram finalmente formulação num esquema ideológico que os explicita, ao condicionar e motivar comportamentos. Uma ideologia composta exatamente das imagens de harmonia, identidade eausência de conflito. As instituições como o aparato estatal (órgãos governamentais), os meios de comunicação de massa, a religião e a escola (ao inculcar as formas de justificação,legitimação eocultação das diferenças e do conflito de classes) seriam responsáveis pela reprodução da ideologia dominante entre os membros da sociedade capitalista.

Cultura e Ideologia:

Cultura e ideologia estãorelacionadas totalmente, onde a segunda necessita da primeira; Ideologias podem ser mais ou menos consolidadas, na medida em que expressam símbolos, critérios, atitudes de indivíduos ou de grupossociais . Elas também articulam as ideias de grupos ou até mesmo de classes sociais. Nesses casos, o controle das informações é mais evidente do que o acolhimento e a seleção.
As ideologias grupaisestabelecem e mantêm alguma forma de dominação entre dirigentes e dirigidos, funcionando como cimento social dos grupos.
Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973) analisam a relação entre acultura e a ideologia, em exemplos muito simples. A principio, Adorno e Horkheimer apontaram a possibilidade de homogeneização das pessoas, grupos e classes sociais; esse processo atingiria todas asclasses, que seriam seduzidas pela indústria cultural, pois esta coloca a felicidade imediatamente nas mãos dos consumidores mediante a compra de alguma mercadoria ou produto cultural. Cria-seassim uma subjetividade uniforme e,por isso,massificada.
Breves exemplos de culturas populares/ideológicas:
Superstições
São uma série de crenças populares que não possuem nenhuma explicação,...
tracking img