Ideologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Elizabeth Moraes Gonçalves e Carlos Straccia

Linguagem Publicitária e Ideologia na propaganda
Referências bibliográficas
CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. S. Paulo: Ática, 1998, p. 11-34. SANDMANN, Antonio. A linguagem da propaganda. São Paulo: Contexto, 1993, p. 34-44. VESTERGAARD, Toben. A linguagem da propaganda. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 159-194. Elizabeth Moraes Gonçalves e Carlos Straccia

Ideologia, segundo o Dicionário Aurélio – Século XXI

1. Ciência da formação das idéias; tratado das idéias em abstrato; sistema de idéias. 2. Filos. Conjunto articulado de idéias, valores, opiniões, crenças, etc., que expressam e reforçam as relações que conferem unidade a determinado grupo social (classe, partido político, seita religiosa, etc.) sejaqual for o grau de consciência que disso tenham seus portadores. Polít. Sistema de idéias dogmaticamente organizado como um instrumento de luta política.

3.

4. Conjunto de idéias próprias de um grupo, de uma época, e que traduzem uma situação histórica, por exemplo, ideologia burguesa.

Linguagem Publicitária e Ideologia

2

Elizabeth Moraes Gonçalves e Carlos Straccia

A palavraideologia (com o conceito de ciência das idéias) foi empregada pela primeira vez por Antoine de Tracy, em 1801. Esse termo surge logo após a Revolução Francesa (1789) e Tracy a utiliza para substituir a teologia como base de pensamento.

Vestergaard utiliza o conceito marxista de Ideologia: “... estruturas de significado que desfiguram os fenômenos, estados e processos da nossa cultura ou queafirmam ou pressupõem a naturalidade e a inevitabilidade desses fenômenos, estados e processos.” (VESTERGAARD, 2000, p.161).

Linguagem Publicitária e Ideologia

3

Elizabeth Moraes Gonçalves e Carlos Straccia

Senso comum

EXTREMISMO EM ANIMAÇÃO Em um desses jogos, o participante pode praticar tiro ao alvo mirando o premiê israelense Games pró-islã invadem computadores REBECCA ARMSTRONGDO "INDEPENDENT" Os três títulos são da Islamgames, empresa sediada nos Estados Unidos que produz títulos sobre batalhas entre os defensores do islã e seus oponentes. A empresa explica sua opção dizendo que "os videogames são uma grande ferramenta de aprendizado, mas vários jogos ensinam coisas contrárias ao islã. Ao oferecer uma alternativa, podemos sutilmente ajudar nossas crianças a seidentificar com os valores e ensinamentos islâmicos". Trecho de notícia publicada no jornal Folha de S. Paulo de 20 de agosto de 2005 – Caderno Mundo – p. A3

“... aquilo que é ao mesmo tempo visível para todos e invisível por seu caráter óbvio”. (VESTERGAARD, 2000, p.164).

Para superar o senso comum: “... temos que nos desacostumar daquilo que se afigura como perfeitamente linear à primeiravista”.(VESTERGAARD, 2000, p.180).

Linguagem Publicitária e Ideologia

4

Elizabeth Moraes Gonçalves e Carlos Straccia

“Sendo a linguagem da propaganda até certo ponto reflexo e expressão da ideologia dominante, dos valores em que se acredita, ela manifesta a maneira de ver o mundo de uma sociedade em certo espaço da história.” (SANDMANN, 1993, p. 34)
Linguagem Publicitária e IdeologiaSandmann (1993, p. 35), em sua pesquisa, destaca alguns desses valores presentes em peças de propaganda: “o valor do tradicional, do antigo, conjugado muitas vezes com o moderno e com o que tem qualidade; a juventude e a beleza que podem ser permanentes ou imutáveis; o requinte dos alimentos, bebidas, trajes ou espaços físicos; ecologia e alimentos naturais; o vestir-se de acordo com a moda; sucessopessoal ou profissional manifestado pela riqueza, pelos bens, roupas, carros, moradia, padrão alto de vida, status social; a eficiência de artigos de beleza ou roupas, principalmente as roupas íntimas femininas; o apreço pelo que tem origem estrangeira, com destaque ao que é de origem francesa principalmente ou anglo-saxã”

5

Elizabeth Moraes Gonçalves e Carlos Straccia
Observe com atenção...
tracking img