Ideologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I-) Introdução :
A história da ideologia é relativamente curta, de aproximadamente 200 anos, porém muito complexa. Data do final do século XVIII, época da Revolução Francesa, tendo sido criada entre 1796 e 1798 pelo então filósofo francês Antoine Destutt de Tracy. A palavra “ideologia” surgiu do neologismo composto dos termos gregos “eidos” e “logos”, para designar uma nova ciência das idéias.O surgimento da ideologia coincide com o termo “ciência social” utilizado pelos iluministas, ambos buscavam entender e controlar através da razão as leis que governavam a vida social, tudo em nome da felicidade e da melhoria da vida humana.
Inspirado pelos Iluministas e pelos pensadores Enciclopedistas franceses, Tracy acreditava que todas as áreas da experiência humana deveriam ser estudadas ecompreendidas pela razão e não pela teologia. Para Tracy, a ideologia, como ciência das idéias, investigaria origem dessas idéias, que seriam sensações modificadas através
de procedimentos científicos empíricos. As idéias seriam o resultado da interação entre o organismo vivo e a natureza com o meio ambiente, por isso ele considerava a ideologia como um ramo da zoologia.
Acreditava que se aorigem das idéias fosse compreendida poderia descobrir as raízes da ignorância e, assim, poderia ser utilizada na educação e para acabar com a ignorância humana. Tracy foi, portanto, o precursor do behaviorismo, método pelo qual deveria-se aprender (pela repetição) para não ser ignorante. No início do século XIX, ao associarem-se ao liberalismo republicano secular, composto de uma elite erudita, osideologistas passaram a ser vistos como um grupo de intelectuais ricos e liberais. Assim, a ideologia passou a ter um segundo sentido: o de “republicanismo liberal secular”.
A subida de Napoleão foi apoiada pelos ideologista, acreditando que aquele iria seguir os princípios da burguesia revolucionária. Napoleão, porém, começou a buscar apoio da burguesia e da igreja, o que gerou críticas por partedos ideologistas. A partir daí Napoleão passou a acusá-los de agitadores e de metafísicos teóricos, denunciando os ao Conselho de Estado, em 1801, com “falastrões” e que estavam tentando retirar a autoridade política, em 1802 denunciou-os à igreja Católica como um colégio de ateus. Nesse momento, a ideologia passou a ser considerada como um radicalismo perigoso identificado politicamente aoliberalismo burguês.
O conceito de ideologia generalizou-se na linguagem científica. “Só ocasionalmente, escreveu há pouco Eduard Spranger, “se fala agora de idéias e ideais políticos, e com muito mais freqüência de ideologias políticas”“.
Assim, o significado de ideologia e do que são ideologias só pode ser compreendido se reconhecermos o movimento histórico desse conceito, que é, ao mesmo tempo, oda coisa.

X-) Conclusão :
Atualmente, a ideologia continua a ser questionada, porém não mais como uma ciência das idéias. Para Andrew Vincent, o termo continua a ser usado pejorativamente significando alternadamente ilusão, um modo de vida limitado por valores, uma tendência política ou as idéias de um parido político.
É preciso cuidado ao trabalhar o conceito de ideologia. Embora esseconceito pareça estar um pouco em desuso, não se pode negligenciar a sua dimensão atual, pois nunca estivemos tão aprisionados pelo poder ideológico, uma vez que, é inegável a existência de um discurso dominante trazido pelos produtos da mídia, que tendem a universalizar os padrões de gosto, estética e, principalmente de comportamento. Além disso, a dominação ideológica tomou novos contornos muitomais profundos e invisíveis; e, finalmente, é exatamente quando questionamos a existência do poder ideológico que se torna cada vez mais atuante.
O estudo da comunicação de massa é mais urgente do que se pensa, devido à grande influência que seus veículos exercem sobre o espírito dos homens e ao mecanismo de pensamento que domina nossa sociedade de massa. O estudo dos meios de comunicação em...
tracking img