Ideologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 13 (3027 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ BELO HORIZONTE
CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING















IDEOLOGIA
















Alan Kardec









Belo Horizonte
2010
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ BELO HORIZONTE
CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING
















IDEOLOGIA











Trabalho acadêmicoapresentado ao Curso de Marketing da Universidade Estácio de Sá como requisito parcial à obtenção de créditos na disciplina de Ética.


Professor(a).: Kátia Liliane










Belo Horizonte
2010
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 O QUE É IDEOLOGIA 5
2.1 CONCEPÇÃO CRÍTICA 7
2.2 ANÁLISE DA IDEOLOGIA 8
2.3 A IDEOLOGIA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO 9
3 CONCLUSÃO13
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14




























INTRODUÇÃO

A origem da palavra “ Ideologia” ocorreu pelo seu criador Destutt de Tracy, que também lhe deu o seu primeiro significado. Tempos depois, após alguns estudos foi concedido por Antoine Destutt de Tracy o real significado da palavra ideologia, que é, a ciência que trata da formação de idéiasem abstrato, ou seja, a maneira de pensar de si próprio ou de um indivíduo ou grupo de pessoas. A Ideologia tem como fundamento organizar as massas humanas, e sua posição. Funciona no sentido de atuar como cimento da estrutura social, indicando aos membros da sociedade o que pensar, como pensar, valorizar, sentir e fazer.

Este trabalho tem como objetivo principal o esclarecimento do temaideologia, já que este no século XX pode ser divido em vários como: Ideologia fascista, Ideologia Democrática, Ideologia capitalista, Ideologia conservadora, Ideologia Anarquista, Ideologia Nacionalista etc.

Para isso, o trabalho foi dividido em diferentes etapas. Falaremos da sua definição, do seu conceito sob a visão de diferentes autores, do seu surgimento e da sua importância. Ao final,poderemos observar e concluir se a ideologia é algo ilusório e que pode ser manipulado ou não.



















O QUE É IDEOLOGIA


É um termo que possui diferentes significados e duas concepções: a neutra e a crítica. No senso comum o termo ideologia é sinônimo ao termo ideário (em português), contendo o sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou devisões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas. Para autores que utilizam o termo sob uma concepção crítica, ideologia pode ser considerado um instrumento de dominação que age por meio de convencimento (persuasão ou dissuasão, mas não por meio da força física) de forma prescritiva, alienando a consciência humana.


Para alguns, comoKarl Marx, a ideologia age mascarando a realidade. Os pensadores adeptos da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt consideram a ideologia como uma ideia, discurso ou ação que mascara um objeto, mostrando apenas sua aparência e escondendo suas demais qualidades. Já o sociólogo contemporâneo John B. Thompson também oferece uma formulação crítica ao termo ideologia, derivada daquela oferecida porMarx, mas que lhe retira o caráter de ilusão (da realidade) ou de falsa consciência, e concentra-se no aspecto das relações de dominação.


• A origem do termo ocorreu com Destutt de Tracy, que criou a palavra e lhe deu o primeiro de seus significados: ciência das idéias. Posteriormente, esta palavra ganharia um sentido pejorativo quando Napoleão chamou De Tracy e seus seguidores de "ideólogos"no sentido de "deformadores da realidade". No entanto, os pensadores da antiguidade clássica e da Idade Média já entendiam ideologia como o conjunto de idéias e opiniões de uma sociedade.


• Karl Marx desenvolveu uma teoria a respeito da ideologia na qual concebe a mesma como uma consciência falsa, proveniente da divisão entre o trabalho manual e o intelectual. Nessa divisão, surgiriam...
tracking img