“ Ideologia/ valores/ imagem de homem “

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“ Ideologia/ Valores/ Imagem de Homem “
Uma reflexão necessária!

A Psicologia, desde seu nascimento em fins do século XIX, tem-se apresentado como uma força determinante na construção da imagem de homem, já que ao invés de pautar-se pela descrição, prescreve hábitos, atitudes, formas de pensamento e modos de comportamento das pessoas de um modogeral.

Ao questionarmos os aspectos ideológicos (os mais e os menos óbvios), estamos, sim, criticando o envolvimento político da Psicologia e procurando mostrar que as "questões políticas" lhes são inerentes, já que vários exemplos dão indícios de sua conivência com uma determinada realidade social, preservando-a e prevenindo contra qualquer mudança social.

Dizemos isso, porque, quando aPsicologia se utiliza da linguagem "normal-anormal", "patológico-não patológico" ou "certo-errado", um certo tipo de Psicologia influente está sustentando que a normalidade numa sociedade, bem como a adaptalidade a ela, são coisas boas para o indivíduo, esquecendo-se da particularidade de cada ser humano.

Quando a Psicologia defende a ideologia de uma sociedade exigindo que grande parte deseus membros sejam simples autômatos em suas atitudes, quer na vida pessoal, na vida social, no trabalho, na orientação, na experiência etc., deixa claro que está fazendo uso de um modelo coisificante de homem, que é, ao mesmo tempo, reflexo e reforço desta mesma sociedade.

Quando alguns representantes da Psicologia pautam-se pela necessidade de um consentimento social, ou quando descreve algunstipos de personalidade como desviante, criminosa, rebelde etc., deixa claro que está longe de perceber que existem muitos aspectos ou razões para os desvios, como por exemplo a desigual distribuição de riquezas, poder e oportunidades; o distanciamento entre as classe sociais e as desigualdades na qualidade de vida, dentre tantas outras mais.

Para alguns autores da própria Psicologia, seadmitida a desigualdade entre os seres humanos, resta à ciência psicológica a tarefa de construir um consentimento para ela própria explicar o desvio, a criminalidade, a rebeldia etc. a partir, somente, de um certo tipo de personalidade. Um bom exemplo disso verifica-se quando alguns teóricos da Psicologia se propõem a estudar o preconceito racial contra os negros "operacionalizando" educação eestigma através da relação entre o número de anos na escola e os escores de QI das crianças negras, sem qualquer questionamento a respeito da natureza de tal fenômeno... como se sabe, uma das mais marcantes características da sociedade moderna é o acobertamento do trágico, do desumano, do negativo...

Refletindo sobre a ideologia que sustenta a ciência psicológica, fica claro que é muitofácil teorizar sobre humanização, promoção de saúde, sucesso, bem estar social etc., aparentando um modelo que busca humanidade em tudo, até onde ela não existe; um modelo que teoricamente se contrapõe ao modelo coisificante, mas que na prática acaba perpetuando a produção da desumanidade ao lutar, não pela extirpação, mas pela perpetuação dos valores ideológicos de uma dada sociedade, valores estesque a sustentam enquanto ciência.

Quando alguns autores lutam por uma Psicologia (como aquela defendida por alguns dos seus importantes teóricos) que se preocupa com os sãos e os bons, com a solidão e a tragédia devendo ser usadas em doses mínimas para "tornar a vida mais profunda", também estão distantes de perceber que, rechaçando o negativo ou tornando-o positivo, mas deixando que aviolência e a destruição continuem a existir, "ser autêntico", "tornar-se" e "sentir-se"... pode significar simplesmente sucumbir, capitular...

Ante a violência generalizada entre homens e Nações, pobreza degradante, manipulação, busca desenfreada de lucro, condições inumanas de trabalho e muitas outras situações miseráveis com as quais estamos habituados a conviver, ainda encontramos...
tracking img