Ideologia socialista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IDEOLOGIA socialista



Pedro Ramos Junior

Prof. Janes Fidélis Tomelin

Faculdade Metropolitana de Blumenau – FAMEBLU

Psicologia (PSI 23), Administração/Comercio Exterior (CEX 23) – Filosofia

26/04/10




RESUMO

Ideologia é o conjunto de idéias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um individuo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais. A ideologiasocialista tem como objetivo levar a classe menos favorecida, que são os proletariados, grande maioria da sociedade, a uma real igualdade, fazendo frente à classe burguesa, minoritária na sociedade, mas que tem o poder, e controla toda a sociedade. Todas as sociedades e regimes existentes no decorrer de todo processo histórico, sem exceção, foram marcados pela desigualdade e pela exploração dohomem pelo homem. Tal ideologia é criticada por muitos, mas, era o sonho de muitas gerações que passaram e, poderá também ser o sonho de gerações futuras, podendo ate se tornar uma realidade. Este paper procura, através de uma pesquisa bibliográfica, expor esse conceito e seus reflexos na sociedade.

Palavras-chave: Ideologia; Igualdade; Sociedade.


INTRODUÇÃO

Muitas pessoas, embora játenham ouvido falar, desconhecem a origem e os princípios básicos da ideologia socialista, bem com os seus verdadeiros significados. O que acontece é uma visão totalmente desvirtuada deste sistema, imposta pelo atual sistema que vigente, que é totalmente contrário a estas idéias.

Diferentemente do que ocorre no capitalismo, onde as desigualdades sociais são imensas, o socialismo é ummodo de organização social no qual existe uma distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, com a finalidade de proporcionar a todos um modo de vida mais justo. Organização da sociedade rumo à igualdade plena, onde os trabalhadores seriam os dirigentes e o Estado não existiria.


ideologia

O conceito de ideologia apresentou modificações em seu significado ao longo da historia. Aprincípio, com seu criador Antoine Destutt de Tracy (1796), ideologia significava a ciência das idéias, idéias essas que sustentam a vida social.

Segundo Mannheim (1986), ideologia é o conjunto das concepções, idéias, representações, teorias, que se orientam para a estabilização ou legitimação ou ainda reprodução da ordem estabelecida.

Ou seja, são todas aquelas doutrinas que têmcerto caráter conservador no sentido amplo da palavra. Que consiste, inconsiste, voluntaria ou involuntariamente servem à manutenção da ordem estabelecida.

Enquanto Lövy (1985) considera mais adequado usar o termo “visão social de mundo”, em lugar de ideologia. “Acreditando que “visões sociais de mundo seriam todos aqueles conjuntos estruturados de valores, representações, idéias eorientações cognitivas”. Conjuntos unificados por uma perspectiva determinada, por um ponto de vista social, de classes sociais determinadas.

Já Montero (apud Lane, 1995), ao fazer um estudo da palavra ideologia e de seu conceito, considera que o termo ideologia é utilizado no sentido de:


“uma forma de ocultação e distorção, destinada a manter a hegemonia de determinadosinteresses, que se manifestam através da linguagem. Entretanto, não somente através da linguagem do senso comum, como também da linguagem cientifica”. Para ela, todos os membros da sociedade têm ativo papel na sua produção e reprodução. São objetos e sujeitos da mesma e não devem ser considerados como entes passivos, senão como dinâmicos agentes produtores, transmissores, modificadores,contestadores e refutadores da ideologia.

Thompson (2001) propõe que “o conceito de ideologia deve ser usado para referir às maneiras como o sentido (significado) serve em circunstancias particulares, para estabelecer e sustentar relações de poder que são sistematicamente assimétricas e presentes em relações de dominação”.

Thompson conclui que o termo ideologia é “sentido a serviço do...
tracking img