Ideologia, política e Indústria Cultural - A Vilificação do Oriente Médio

2089 palavras 9 páginas
3 Oriente Médio

3.1 A vilificação do árabe pelo cinema Hollywoodiano

Em “O Iluminismo como mistificação das massas” (1947), Theodor W. Adorno e Max Horkheimer consideram a indústria cultural como uma “máquina responsável por vulgarizar e massificar de forma pejorativa a cultura através da padronização e da produção de conteúdo em série” (op. Cit., p.6).
Deste modo, é possível classificar o cinema como um produto de massa. A produção cinematográfica, por sua vez, é cara e requer financiamento de quem detêm poder, limitando, assim, o campo de atuação e o teor das mensagens divulgadas.
Contextualizando com as concepções de Adorno, temos que, segundo ele, os produtos derivados da Indústria Cultural – sejam artísticos ou informativos - não podem ser considerados autênticos, pois são dotados de interesses comerciais desde a sua concepção, tornando-os apenas mercadorias incapazes de retratar a verdadeira essência da expressão humana.
Em linhas gerais, beneficia-se do cinema quem pode custeá-lo a fim de potencializar seus interesses em detrimento das artes e da liberdade de expressão.
Não é de hoje que se observa a parceria entre cinema e política na indústria cinematográfica norte-americana. Dentro da sociedade estadunidense, o cinema é tido como um veículo educacional capaz de tornar realidade o que é abordado na ficção. Segundo Maria do Céu Marques (2002, p.199), “O desenvolvimento de novas tecnologias tem permitido a reprodução do mundo real de forma tão convincente, que quanto mais o filme se aproxima da realidade, mais a realidade procura aproximar-se do filme”.
Porém, assim como afirma Adriane Roso et al. (2002, p.80), “palavras, imagens, mensagens, ou qualquer outra forma simbólica seriam inofensivas se não carregassem ideologias consigo”. E a ideologia política representada no cinema norte-americano tem sido a principal arma para “conscientizar” a população sobre a ameaça árabe.

3.1.1 O cinema como instrumento político

Segundo John Belton, em

Relacionados