Ideologia no futebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
# Ideologia no Futebol

1. História do futebol

O futebol é o maior esporte do mundo, porém até hoje não se sabe onde surgiu ao certo, embora saibamos que a Inglaterra foi à responsável por sua organização nos moldes atuais. Há indícios de que o esporte tenha sido inventado na china por volta de 2600 a.C., passando ainda pela Grécia, Roma, Florência (já na idade média), Gália e finalmente naBretanha onde ficou conhecido como soule.
A partir daí a popularidade o com isso a competitividade passaram a serem bem presentes, acontecendo verdadeiras batalhas campais em um jogo disputando entre cidades.
Em 1660, foram criadas algumas regras: o número de participantes foi limitado, a extensão do campo foi definida (80m x 120m) e surgiu o moderno gol (circunstância em que a bola, forradade couro, passava entre dois postes verticais fincados a um metro de distância um do outro). A partir de 1830 surgiram as primeiras regras do rugby (esporte que deu origem ao futebol que se conhece hoje), o futebol jogado atualmente só foi criado em 1871.
No Brasil, o futebol foi introduzido na metade do século XIX por marinheiros ingleses, holandeses e franceses, que jogavam nas praias,durante sua permanência por aqui. E estes marinheiros, ao partirem, infelizmente levaram consigo suas bolas. Alguns registros indicam que funcionários da São Paulo Railway, de Jundiaí, e da Leopoldina Railway, do Rio de Janeiro, aprenderam a jogar em 1882, e que houve um jogo entre marinheiros ingleses e brasileiros.
Somente em 1894 que o paulista Charles Miller, que estudava na Inglaterra,trouxe de lá um par de bolas, além de uniformes próprios para a prática do futebol, o que permitiu aos brasileiros jogar regularmente. Miller chegou a jogar na seleção de Hampshire numa partida contra o Corinthians de Londres (time que deu origem ao Corinthians paulista).
E assim passaram os tempos e hoje temos o futebol como o esporte mais praticado em todo o mundo, com regras bem avançadas, eque desperta emoções e sentimentos que interligam seus torcedores com a sua nação ou, simplesmente, seu time.

2. A ideologia no futebol

Ideologia é "viver segundo uma idéia"; ou seja: é dirigir a sua vida, ações, pensamentos e atos sempre na perspectiva da idéia ou pensamento que você escolheu para se espelhar.
A ideologia do futebol está ligada a sua história e a sua popularização, a idéiaser um torcedor fiel, ou seja, ter o futebol, ou mesmo um jogador, como ídolo que deve ser seguido a qualquer custo, o que torna o futebol não apenas um esporte, mas uma ferramenta associada ao sistema capitalista que enriquece o mercado consumidor, através da ideologia por ela transmitida e impregnada em nós, que acabamos sendo controlados por esse poderio e que fazemos parte desta peça,denominada de alienação.
Participamos deste cenário ao comprar camisas dos jogadores de futebol que gostamos, por exemplo, e no ato inconsciente, estamos contribuindo para um processo de idealização e consumo que favorece o capitalismo e, ao mesmo tempo, nos transformamos em fetichistas, pois além de atribuir valor sentimental a mercadoria, estamos expandindo os ideais e as preferências que defendemos,ou seja, se compramos uma camisa do Brasil, nos tornamos parte deste grupo e ajudamos nessa propaganda idealista.

“Portanto, o esporte está totalmente integrado em uma interação entre rivalidade interestatal, produção capitalista e relações de classe. Como uma ideologia, difundida pela mídia em uma enorme escala, o esporte é parte e parcela da ideologia burguesa dominante. A estruturahierárquica do esporte reflete a estrutura social do capitalismo e seu sistema de seleção competitiva, promoção, hierarquia e ascensão social. A competitividade e os recordes, forças que movimentam o esporte, são reflexos das forças que movimentam a produção capitalista.” (Chris Bambery, explicando de forma sintética como se dá a relação entre o esporte (entre eles o futebol, principalmente) e o...
tracking img