Ideologia, idealismo, empirismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ideologia

Ideologia é um termo que possui diferentes significados e duas concepções: a neutra e a crítica. No senso comum o termo ideologia é sinônimo ao termo ideário (em português), contendo osentido neutro de conjunto de idéias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas. Para autores queutilizam o termo sob uma concepção crítica, ideologia pode ser considerado um instrumento de dominação que age por meio de convencimento (persuasão ou dissuasão, mas não por meio da força física) deforma prescritiva, alienando a consciência humana.
Para alguns, como Karl Marx, a ideologia age mascarando a realidade. Os pensadores adeptos da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt consideram aideologia como uma idéia, discurso ou ação que mascara um objeto, mostrando apenas sua aparência e escondendo suas demais qualidades. Já o sociólogo contemporâneo John B. Thompson também oferece umaformulação crítica ao termo ideologia, derivada daquela oferecida por Marx, mas que lhe retira o caráter de ilusão (da realidade) ou de falsa consciência, e concentra-se no aspecto das relações dedominação.
O termo ideologia foi usado de forma marcante pelo filósofo Antoine Destutt de Tracy. 
No século XX, varias ideologias se destacaram, entre elas estão: a ideologia fascista, ideologia comunista,ideologia democrática, ideologia capitalista, ideologia conservadora, ideologia anarquista e ideologia nacionalista.
Ideologia é o conjunto de idéias, conceitos e comportamentos que prevalecem sobreuma sociedade. Seu objetivo é encobrir as divisões existentes na sociedade, na política e na economia, mostrando uma forma maquiada de indivisão.

A ideologia funciona invertendo os efeitos e ascausas, resultando em imagens e sintomas, produzindo uma utopia social, usando o silêncio para encobrir a incoerência.
A sociedade de elite não produz sua ideologia, senão 'importa'  elementos da...
tracking img